Que o leite é rico em nutrientes para o nosso organismo todos nós sabemos. O ser humano é um mamífero que desde o nascimento é alimentado com leite materno, e ao longo da vida ter de segurar o leite de outros animais pelos seus nutrientes, como cálcio e muitas vitaminas. Geralmente o leite mais consumido é o de vaca e ovelha, mas há um outro tipo de leite têm sido consumido durante um bom tempo e agora está envolvido a te ajudar a entrar em forma, é o leite de égua.
Leite de égua é o mais semelhante ao leite materno, e que contém doses elevadas de nutrientes benéficos para o organismo. A maneira de conservá-lo é por liofilização, o que nos permite manter as suas propriedades intactas por mais tempo, exatamente por um ano. Ao longo deste período, todas as vitaminas, que são muitas, são mantidas em perfeito estado.
A longa lista de nutrientes que nos dá a este tipo de leite é conhecida por conter vitaminas, ou seja, A, B1, B2, B6, B12, C e K, são todas necessárias para manter um corpo em perfeito estado. O conteúdo mineral é importante porque ele tem uma grande quantidade de ferro, potássio, cálcio e fósforo de alta qualidade, o que torna mais fácil de assimilar. A isso se soma a pequena quantidade de gordura que contém esse leite, bem como altas doses de albumina o torna um alimento de fácil digestão.
Por causa desse grande valor nutricional, o leite de égua é usado em pessoas que estão doentes, embora possa ter tudo o que você quer por causa de suas qualidades. No entanto, é geralmente recomendada a ingestão de pessoas com desequilíbrios metabólicos, ou que sofrem de problemas intestinais, como má digestão, gases … Em pessoas com a doença de Crohn é altamente recomendado para minimizar os efeitos da mesma, e um aliado perfeito para elevar o seu ânimo e nos fazer ter muito mais energia.
É verdade que não é um tipo comum de leite, que devemos tomar constantemente, mas podemos usá-lo em determinados períodos em que precisamos de uma desintoxicação e revitalizar o corpo. Este tipo de leite pode ser encontrado em lojas especializadas e ervanários.