Certamente você já foi aconselhado a evitar ir para a cama com o estômago cheio .
Mas você já chegou a questionar esse conselho ? Especialistas esclareceram essa crença popular.
A nutricionista Caroline Bergerot nos fala. “Isto não é apropriado. O que ocorre ao dormir logo depois que você come causa uma sensação de desconforto, como azia ou queimação “, afirma. Ela desmascara o mito de que jantar engorda. ” Só de gordura, se a pessoa comer muito, mas se você tiver uma refeição balanceada não corre este risco. ”
Caroline explica que uma refeição balanceada requer alimentos mais leves e menos picante ” Uma boa alternativa é comer saladas ou massas, como o amido é facilmente digerível “, diz ela.
A nutricionista Fabiana Schmidt, por sua vez, acredita que comer e dormir imediatamente é ruim. ” O mito da história é no poder do carboidrato após 18h “, diz ela. ” O problema é que no horario em que a pessoa vai dormir. Deve ser obrigatório esperar duas horas antes depois da ultima refeição para se deitar “, diz a especialista .
Fabiana afirma que [e bom para a saúde esperar duas horas realizando alguma atividade, mas nada de exercícios físicos pesados. “A pessoa deve assistir TV ou ficar no computador para se manter acordado “, ela aconselha.
A especialista alerta sobre algum desconforto causado pela digestão mais lenta à noite. “Como nosso metabolismo é mais lento à noite, a digestão atrasa pode causar gases, aumentando a fermentação da comida no intestino “, diz ela . Fabiana da uma medida para evitar a cena durante um jantar. “Sempre o jantar deve ser a metade ou três quartos da quantidade de almoço”.
O gastroenterologista Thomas Szegö afirma que o benefício do descanso após cada refeição. “Descansar significa fazer repouso e não dormir. Repouso é importante porque você precisa se concentrar o sangue no trato digestivo para a digestão “, diz ele.
Seguindo esta linha de raciocínio, Szegö desmistifica a questão de entrar na água depois de comer. ” Não há nenhum problema em comer e tomar banho . Coisa é que você não sabe nadar, porque é uma competição de fornecimento de sangue entre os músculos usados na natação e sistema digestivo “, explica.
Segundo o médico, é um exagero afirmar que dormir após comer faz mal. ” Deitar-se depois de comer aumenta a possibilidade de refluxo, o que pode dificultar o sono “, diz ele . Idealmente, de acordo com Szegö, é de evitar a ingestão de grandes quantidades, gorduras e frituras.