O gengibre pode ser usado em várias receitas, já que possui um aroma e um sabor muito agradável. Tem uma longa história na medicina alternativa, vários remédios naturais são feitos com essa raiz.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre os benefícios e malefícios do gengibre para a saúde.
O que é o gengibre?
O gengibre é uma raiz originária da ilha Java, da Índia e da China, tem sido utilizados há milhares de anos devido suas poderosas propriedades de cura. Atualmente ele é conhecido em todo mundo e pode ser cultivado em diversas regiões e países.
Nutrientes do gengibre
O gengibre possui uma substância chamada gingerol que é responsável pelo seu sabor picante, é rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.
O gengibre contém substâncias termogênicas que aceleram o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.
Possui vitamina B6, potássio, magnésio e cobre, no entanto não é recomendado consumi-lo em altas quantidades, já que é uma raiz muito forte. Uma pequena quantidade é suficiente para preparar um chá ou outras receitas e usufruir de seus benefícios.
10 Benefícios do gengibre
1 – Regula o metabolismo
Consumir esta raiz facilita a absorção dos nutrientes dos alimentos. De fato, promove para que os componentes cheguem onde deveriam. Por outro lado, se você estiver sofrendo de falta de apetite, consumir um pedacinho de gengibre fresco antes do almoço pode ajudar.
2 – Acaba com a tontura
É muito comum algumas pessoas sentirem tonturas, principalmente durante uma viagem, nestes casos você deve consumir um pouco de gengibre (se quiser adicione mel para minimizar seu sabor forte) e pronto. Você não terá mais problemas ao longo da viagem.
3 – Combate as náuseas
O gengibre é bom para evitar as náuseas, principalmente casos de enjoos matinais, sintoma muito comum no primeiro trimestre de gravidez.
Apesar dos benefícios do chá de gengibre melhorar os enjoos matinais, ele jamais deve ser consumo sem consentimento médico. Nunca ultrapasse o limite de 3 xícaras deste chá por dia.
4 – Diminui a dor muscular e nas articulações
As propriedades anti-inflamatórias do gengibre podem trazer alivio as pessoas que sofrem com problemas nas articulações ou para quem pratica esportes de alto rendimento e sofrem de dores musculares.
Consumir 2 gramas por dia durante 11 dias, irá causar uma mudança em seu corpo, aliviando o mal estar.
5 – Baixa os níveis de açúcar
O gengibre tem várias propriedades antidiabéticas, consumir 2 gramas de gengibre por dia é capaz de baixar 12% do nível de açúcar no sangue. Também ajuda a reduzir os níveis de colesterol e lipoproteínas.
6 – Um aliado contra a congestão
Preparar um chá de gengibre antes de ir dormir pode ajudar a tratar a congestão que muitas vezes nos impede de ter uma boa noite de sono.
7 – Reduz as cólicas menstruais
A maioria das mulheres sofrem com cólicas menstruais em seu ciclo, principalmente nos 3 primeiros dias.
Consumir 1 grama de gengibre por dia durante os três primeiros dias, pode melhorar notoriamente sua dor, incrível não acha?
8 – Previne o câncer
Graças a seu gingerol, o gengibre ajuda a prevenir o câncer de mama, ovários, pâncreas e cólon. Porém mais pesquisas precisam ser feitas para comprovar sua eficácia.
9 – Ajuda a combater a asma
Com apenas uma colher de sopa de gengibre com um pouco de mel, você pode criar um potente expectorante. Está é mais uma das propriedades pelas quais esta raiz é tão conhecida.
10 – Melhora as funções do cérebro
Pode prevenir doenças como o Alzheimer, que se caracteriza pela perda de memória com o decorrer dos anos.
Estudos sugerem que os compostos do gengibre ajudam a inibir as inflamações que ocorrem no cérebro.
Outro estudo demonstrou que as mulheres que consomem o gengibre com certa regularidade tiveram uma melhora na memória de trabalho e tempo de reação.
O gengibre é bom para que?
O gengibre é bom para fortalecer o sistema imunológico, por isso é muito efetivo para controlar as doenças respiratórias, entre outros:
- – Gripe
- – Disfunção erétil
- – fadiga
- – Câncer
- – diabetes
O gengibre aumenta a pressão arterial?
Não, pelo contrário, o gengibre pode ajudar a reduzir a pressão arterial, entretanto seu consumo não esta recomendado para pessoas com hipertensão, especialmente se aquelas que tomam algum tipo de medicação para controlar a pressão.
Como consumir o gengibre?
O gengibre é mais consumido como chá, porém na cozinha pode ser usado de diversas maneiras. Desde adicionar em saladas, temperar carnes e é um ingrediente que nunca deve faltar na preparação de pratos com toque asiáticos.
Você pode encontrar o gengibre de diferentes formas: fresco, seco ou em pó.
Outras apresentações de gengibre são o óleo essencial, suco ou cápsulas.
Água com gengibre faz mal?
Em certos casos sim, a água de gengibre faz mal, apesar de ter muitos benefícios ela não é recomendada para algumas pessoas, entre elas, as que sofrem de:
- – Úlcera
- – Doença de Crohn (Doença intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo)
- – Gastrite
- – Mulheres que tem períodos menstruais muito intensos
Como fazer o chá de gengibre?
Para fazer o chá de gengibre você vai precisar de:
- – 1 pedaço de gengibre
- – 1 litro de água
- – Mel (a gosto)
Coloque a água para ferver, feito isso desligue o fogo, adicione o gengibre e deixe repousar por 3 a 4 minutos. Passado o tempo, adicione mel a gosto e beba em seguida.
Dica: Você também pode adicionar ao chá, camomila, laranja ou limão.
Contraindicações do gengibre
O gengibre pode ser consumido pela maioria das pessoas, mas como já mencionamos para as gestantes os efeitos de seu consumo é algo incerto. Em altas doses ele pode até causar um aborto.
Como é um alimento termogênico, o gengibre não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, pois o metabolismo dessas pessoas já é acelerado, por isso seu consumo pode causar a perda de massa muscular.
Também é contraindicado para crianças, pessoas com cardiopatias, enxaquecas, úlceras e alergias, pois ele pode aumentar a hipoglicemia, causar insônia, nervosismo e taquicardia.
Mais informações
É de suma importância que você fique atento à quantidade de gengibre que consome diariamente, não ultrapasse 4 gramas por dia.
Caso exceda esse limite, futuramente pode sofrer com ulceras e gastrite.
Não se esqueça de consultar um médico antes de usar o gengibre como um remédio para tratar alguma condição ou doença, embora tenha muitos benefícios seu uso inadequado pode trazer problemas à saúde.