As algas são formas de vida aquática típicas tanto de ambientes de água salgada, quanto os de água doce. Apesar de serem semelhantes com os vegetais terrestres, as algas possuem uma estrutura simples, sem caule, raízes ou folhas. Além de serem cruciais para o equilíbrio do ecossistema marítimo, os benefícios das algas marinhas também têm extrema importância para a saúde humana.
Tipos de algas
As algas são classificadas de acordo com sua coloração, que variam do verde até o vermelho, dependendo do ambiente no qual são cultivadas. A alga mais popular, e que foi amplamente introduzida na culinária japonesa, é a alga nori, que tem cor negra quando está na água, mas fica verde depois de seca.
Benefícios das algas
Beleza
Além do uso na gastronomia, as algas também estão presentes em diversos produtos de beleza. As altas quantidades de colágeno e sais minerais presentes nesses organismos aquáticos ajudam a melhorar o aspecto da pele, eliminar os indesejáveis furinhos da celulite, acabar com a flacidez e rugas e acelerar o crescimento dos cabelos. Aposte em cremes, peelings, ceras e outros produtos com algas para turbinar a aparência e ter sempre uma pele saudável.
Saúde
Uma das características das algas é o fato de serem riquíssimas em sais minerais, como o cálcio, o fósforo, o magnésio, o ferro e o iodo. Elas também contam com a presença da vitamina K, que anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.
A importância das algas na saúde vai além, já que esses pequenos seres vivos conseguem repor a falta de minerais no corpo, melhorar a função cerebral, regular o metabolismo, acelerar a queima de gorduras e proteger o estômago contra gastrites e úlceras.