Alimentos Saudáveis

Açúcar refinado: Conheça os efeitos sobre sua saúde

Certamente muitos de nós amamos as coisas doces em todas as suas formas: chocolates, bolos, cremes, biscoitos; em definitiva, doces e sobremesas. Está claro que, nunca é ruim dar algum gosto culinário, mas por outro lado, é sempre errado abusar do quer que seja.

Mas, independentemente dos problemas associados com as sobremesas e doces, o que dizer de açúcar que eles contêm? Então, hoje no Alimentos Saudáveis você verá os efeitos do açúcar refinado sobre a sua saúde.

O açúcar bruto

O que chamamos de açúcar é, em termos químicos, sacarose, que é muitas vezes derivado da cana-de-açúcar. É uma importante fonte de energia, uma vez que os seus componentes moleculares (de glucose e um de sacarose) são moléculas de carboidratos, moléculas que por excelência são utilizadas para produzir energia ao corpo. É o alimento das células.

Vemos que, como tudo, não é ruim em si. Então, qual é o problema de açúcar?

Para começar, não podemos sequer considerar o açúcar branco refinado como alimento. Não possui nenhum nutriente ou mineral após ser extraído da cana-de-açúcar ou menor grau, da beterraba. O açúcar refinado é muito nocivo para a saúde.

Para entender a mudança radical que produz o processo de produção e refino, devemos considerar que o açúcar não é nem mesmo branco. Neste processo, o dióxido de enxofre passa através do sumo de cana, ele é submetido a temperaturas elevadas (que comprometem a sua estrutura química de forma irreversível), é misturada com produtos químicos, em seguida, até adquirir a sua textura arenosa, de cor branca e sabor doce intenso.

Incrivelmente, no jargão da indústria açucareira, quando se fala de eliminar “impurezas” estamos falando de eliminar vitaminas, fibras e minerais, que são benéficos para o corpo.

Efeitos de açúcar refinado no corpo

O consumo de açúcar refinado está diretamente envolvida em muitos distúrbios e doenças. Ele está associada a problemas de diabetes, obesidade, coração, fígado e rins. Também distúrbios psicológicos, como depressão, ataques de ansiedade, dependência de açúcar, pânico e etc.

Como podemos substituir o açúcar em nossa dieta?

Nós temos várias maneiras de reduzir e até eliminar o consumo de açúcar. Podemos substituir com o açúcar castanho (ou mascavo como é conhecido), o qual não tenha sido submetido ao processo de refinação. Ele contém todos os microelementos que a indústria chama de “impurezas”, também é facilmente absorvido e digerido.

Há também uma planta edulcorante alternativo, que está disponível em alimentos saudáveis em várias formas, e é chamado estévia. A estévia é um adoçante natural que além de ser benéfico para o corpo, pode ser a melhor alternativa para diabéticos e pessoas que não podem comer açúcar.

Resumo

Esta é uma breve visão geral do que está acontecendo na indústria, não só do açúcar, mas em muitos outros, em que a processos que distorcem o produto inicial para transformá-lo em algo pior, mas mais barato. É importante que tomemos consciência do dano feito a nós através deste tipo de produtos que, em última análise são nada menos do que um veneno.

Para começar, se você está preocupado com os efeitos da saúde açúcar refinado, deixo outra dica para consumir menos açúcar clicando aqui.

+2
0