A sabedoria popular diz que “É melhor perder um amigo para perder uma tripa”. A frase se refere a necessidade de eliminar os molestos gases digestivos, mesmo que seja a custa de se passar por ridículo. No entanto, a maioria de nós prefere escolher perder as tripas mesmo do que liberar uma reação em cadeia capaz de colocar nossa posição social em cheque diante dos demais. A realidade é que não se faz necessário perder nem um nem outro para solucionar este problema. Os seguintes hábitos alimentares podem te ajudar a diminuir consideravelmente o inchaço abdominal e os indesejáveis gases.
Comer devagar
Frequentemente, a flatulência se deve que junto a comida ingerimos gases acidentalmente. E como a matéria não se cria nem se destrói, esses gases tem que ser eliminados de alguma forma, e nesse caso pelo trato digestivo. Mas se diminuirmos a velocidade com que ingerimos os alimentos, podemos reduzir consideravelmente a quantidade de ar que tragamos com a comida. Além disso, comer devagar pode ajudar a controlar seu peso, já que pode te ajudar a perceber com maior precisão quando se está satisfeito.
Uma bebida de manhã
Beber um copo de água morna com limão ao despertar pode estimular o metabolismo do sistema digestivo, ativando as contrações intestinais que ajudam a eliminar o bolo fecal. Este velho remédio também é conhecido por estimular a produção de enzimas digestivas produzidas pelo pâncreas.
Elimine a goma de mascar
A goma de mascar faz com que constantemente estamos tragando saliva, e com isso, também tragamos pequenas borbulhas de ar. Logo após um período exercendo essa atividade, acumulamos gás suficiente no trato digestivo e começamos a nos sentir inchados e com flatulência. A goma de mascar também contém ingredientes artificiais como o xilitol e o sorbitol. Essas substâncias são açúcares derivados do álcool que se fermentam e dão lugar a formação de gases.
Mastigar coentro
O coentro combate a flatulência de duas maneiras: é uma fonte de fibra dietética ideal para o bolo fecal, e contém azeites naturais como o linalol e o acetato de geranilo. Estes azeites evitam a irritação intestinal.
Ingerir alimentos ricos em potássio
O acúmulo de líquido é frequentemente um dos fatores que contribuem para a formação de gases nas vias digestivas. O potássio é um dos sais minerais que ajuda o organismo a manter o equilíbrio através da eliminação de líquido. Porém, o mais recomendável é obter o potássio de fontes naturais como a banana, o papaia, o espinafre, o abacate entre outros.
Como eliminar os gases intestinais
A nutricionista Tatiana do vídeo acima ensina como tratar os gases intestinais, indicando os melhores chás para quem sofre com a dor e o incômodo dos gases, e também quais são os alimentos mais flatulentos, que devem ser eliminados da dieta.
Neste vídeo, além dos remédios caseiros para gases ela diz também o que se pode tomar para eliminar os gases, diminuindo o inchaço da barriga.
Como você pôde ver, trata-se de fazer pequenas mudanças na hora de se alimentar, evitando alguns alimentos que pioram a condição e apostar em outros que te ajudam a combater/prevenir os sintomas.
- Links que recomendamos:
- Inchaço: Possíveis causas e soluções para o incômodo!
- Os melhores e os piores alimentos para o inchaço abdominal
- Adeus barriga inchada: 5 maneiras naturais de controlar o inchaço durante seu período