Consumir alimentos sem os cozinhar é uma tendência alimentícia cada vez mais comum nos dias de hoje. O princípio é preferir os alimentos crus em relação aos alimentos cozidos ou fritos. Muitas pessoas pensam que esta é a maneira ideal de conservar os benefícios nutricionais dos alimentos, ou seja, vitaminas, proteínas e minerais.
Os alimentos crus e suas vantagens
Muitas pessoas se que pensa em seguir uma dieta crua, já que é difícil passar sobre ideias infundadas e preconceituosas. Aqui está uma lista de alimentos que trazem inúmeros benefícios se forem consumidos crus, a fim de extrair todas as suas qualidades nutricionais.
Frutos secos
Nozes, avelãs e amêndoas são ricas em ácidos graxos essenciais. Eles não são apenas bons para a saúde, uma vez que ajudam a remover as lipoproteínas contidas no sangue, ou seja, o colesterol ruim. Estes frutos se consumidos crus reduzem o risco de formação de coágulos no sangue, enquanto que melhora da condição dos vasos sanguíneos.
Brócolis
Este vegetal é consumido cru também, ao contrário da crença popular. Uma enzima está presente nas paredes das suas células: a mirosinase. Este composto contribui para desintoxicar o fígado. Esta enzima é considerada como uma boa aliada para prevenir alguns tipos de câncer.
3 – Alho
O alho contém alicina, um composto que é obtido após a moagem do alho. Ele te ajuda a equilibrar o bom e mau colesterol, a fim de limitar a aterosclerose. A alicina também tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
4 – Frutas e legumes
No geral, frutas e legumes fazem parte do lote de alimentos que podem ser consumidos crus. A única condição é preparar uma salada ou suco para preservar todos os nutrientes. Os produtos disponibilizados nas lojas são geralmente pasteurizados e contém conservantes. Estes procedimentos não só matam as bactérias, mas também destroem os nutrientes que o corpo necessita.
Precauções a serem tomadas
O crescimento microbiano é um risco que deve ser considerado em um alimento cru. O congelamento e cozimento dos alimentos são os únicos métodos que podem reduzir este risco. Os médicos aconselham a não consumirmos carne e peixe cru, que não tenham sido previamente congelados.
Veja também: Infecção alimentar: Conheça os quatro alimentos mais comumente infectados!
Por outro lado, um estilo de vida saudável relacionado à conservação e a preparação de receitas a base de alimentos sem cozimento é altamente recomendado. A carne e o peixe não devem ser armazenados por mais de dois dias no congelador. Sobre o consumo de frutas e legumes, o melhor é escolher produtos de qualidade e frescos. É importante ressaltar que esses produtos perdem até 50% de seus nutrientes em apenas 3 dias, quando expostos ao ar livre.
Estes São os quatro alimentos crus que podem beneficiar o seu corpo. Você já experimentou algum?