Muitas vezes pensamos que, por ser saudável, podemos comer até nos saciar. E a realidade é que, no mundo da alimentação tudo pode te prejudicar se você comer em excesso.
Assim como não há comida livre, ou seja, não há realmente um alimento natural que não contém calorias, há muitos alimentos naturais que podem te prejudicar se você exagerar no seu consumo. E sim, você pode até exagerar no consumo de água.
Excesso de água
Por exemplo, você já ouviu falar que é bom beber pelo menos dois litros de água por dia para manter seu corpo hidratado. Mas assim como existem pessoas que lutam para chegar a consumir a mesma quantidade de água, há outros que a ultrapassam. Quando as pessoas ingerem água em excesso pode fazer com que o sódio no sangue seja diluído. E não vá pensando que é bom, porque a verdade é que todos nós precisamos de sódio. O sódio diluído no sangue pode alterar a função cerebral, tonturas e até mesmo a morte. Você pode regular o consumo de água acompanhando a cor da sua urina, vendo se você precisa de líquido (caso ela esteja muito escura) , o seu você deve maneirar no consumo (se a cor for transparente).
Laranja e tomates
Se você sofre de refluxo ou azia, você deve tomar cuidado com o consumo de laranjas e tomates. Ao pensar que esses frutos são sinônimo de saúde (a laranja por conter vitamina C e licopeno, além do tomate ser um antioxidante maravilhoso) as pessoas que consomem muitos tomates e laranjas podem sofrer ou piorar o refluxo e a azia. Se isso continuar ao longo do tempo, as úlceras podem formar-se nas paredes do esófago. Se você já tem sintomas de azia ou refluxo talvez você deva parar de consumir esses frutos por um tempo.
Espinafre
Você também pode sofrer problemas de saúde quando você come muito espinafre e te contarei o porquê. Embora esta planta esteja relacionada com força e vitalidade, possuir ferro, fibras, vitaminas e minerais e ainda luteína, outro antioxidante que impede a degeneração da audição relacionada com a idade. Mas nem tudo é perfeito neste mundo verde. O espinafre contém uma alta taxa de oxalatos, o que podem levar à formação de pedras nos rins. Não se preocupe que isso não vai acontecer se você o consome esporadicamente, nós estamos falando sobre o excesso e por um longo tempo.
Você sabe que tem que prestar atenção ao que você come para evitar cair em excessos. Não importa se a comida é natural e boa para a saúde, se comer sem consciência causará danos do mesmo jeito.