A vitamina B1 é muito importante para a saúde, ela é uma das muitas vitaminas do complexo B. Ela ajuda a manter o sistema nervoso e cardiovascular funcionando da melhor maneira possível.
Essa vitamina é uma das oito do complexo B que são solúveis em água, ela ajuda na transformação dos carboidratos em glicose, que é utilizada para produzir energia para realizar várias funções do corpo. Ela também é necessária para desfazer as gorduras e proteínas. Mas não é só isso, ela ajuda a manter o tono muscular ao longo de toda a parede do trato digestivo, ajudando também a melhorar a saúde do sistema nervoso, pele, cabelos, olhos, boca e fígado. Essa vitamina também ajuda o nosso corpo a suportar o estresse.
Fontes de vitamina B1
Podemos obter essa vitamina em alimentos como fígados, carne de porco, cereais integrais, germe de trigo, centeio e o feijão. Esses são alguns dos alimentos ricos em vitamina B1, mas também podemos encontrá-la em grandes quantidades em alimentos como os aspargos, cogumelos, alface, espinafre, atum, ervilhas, sementes de girassol, tomate, couve de Bruxelas.
Incluir alguns desses alimentos em sua dieta é uma excelente forma de garantir uma ingestão adequada dessa vitamina. Mas é importante saber que o processo de cozimento e congelamento podem destruir a vitamina B1, portanto, procure consumir os alimentos ricos nessa vitamina da maneira mais natural possível.
Sintomas da deficiência
Os sintomas iniciais da deficiência em vitamina B1 podem incluir irritabilidade, perda de sono, apetite, memória ou de peso, má digestão ou prisão de ventre. Esses sintomas precisam ser tratados rapidamente, pois podem levar a uma grave deficiência conhecida como beribéri, caracterizada por perturbações nos nervos, no coração e anormalidades cerebrais.
Mas os sintomas nem sempre são os mesmos, eles pode variar.
Beribéri seco: os sintomas dessa condição podem ser perturbações nervosas, sensação de formigamento nos pés, sensação de ardência nos pés principalmente na parte da noite, cãibras nas pernas e atrofia muscular.
Beribéri Humido: nesse caso, podemos observas batimentos anormais no coração, retenção de líquidos nos pulmões, edemas, hipotensão, o que pode resultar em morte.
Bribéri infantil: Muito comum em crianças bem pequenas, nascidas de mães que já tem deficiência de vitamina B1, essas crianças podem contrair a doença através da amamentação. Os sintomas mais comuns são perda de reflexos, afonia e insuficiência cardíaca.
Benefícios da vitamina B1
Essa vitamina é muito importante para o nosso organismo, então vamos conhecer alguns dos seus benefícios.
Ajuda na produção de energia
O açúcar é a principal fonte de energia no nosso corpo, ele é oxidado, tornando-se uma forma utilizável de energia. O sistema enzimático chamado de sistema piruvato desidrogenase auxilia na oxidação do açúcar. Daí a importância da vitamina B1, ela é muito necessária para um bom funcionamento desse sistema.
Regula a atividade cardíaca
Essa vitamina ajuda a produzir um neurotransmissor responsável por enviar mensagens entre os nervos e músculos, e também para assegurar uma atividade cardíaca regular. A falta dessa vitamina pode causar facilmente uma irregularidade no funcionamento do coração, o que é muito grave.
Previne a catarata
Outro grande benefício da vitamina B1 é que ela ajuda a evitar a catarata, claro, quando for obtida juntamente com outros nutrientes essenciais.
Melhora a digestão
A vitamina b1 ajuda na secreção do ácido clorídrico, muito importante para uma boa digestão.
Melhora a memória
Ela ajuda a melhorar a memória e a concentração. Alguns distúrbios como a esclerose múltipla e paralisia de bell podem ser tratados com a utilização dessa vitamina.
Ajuda na produção de glóbulos vermelhos
Essa vitamina tem um papel muito importante na produção de glóbulos vermelhos, ajudando a manter a pessoa sempre saudável e ativa.
Melhora o apetite
A vitamina B1 é ótima para melhorar o apetite e a agilidade mental.
Como podemos ver, a vitamina B1 é muito importante para o nosso organismo, então devemos consumi-la com bastante regularidade. Outro fato importante é que essa vitamina é solúvel em água, o que significa que ela será eliminada através da urina, por isso devemos seguir uma dieta equilibrada que forneça as quantidades certas da vitamina.