Hoje em dia a preocupação pelo meio ambiente, a natureza e os animais ganha cada vez mais força. É mais caro produzir um quilo de carne do que um quilo de arroz, milho ou outro, porque o gado por exemplo necessita de um enorme consumo de recursos, incluindo pasto e a água, sem mencionar que os seus resíduos são altamente poluentes.
E se faz isso para ajudar o planeta ou por empatia para com os animais, o fato é que também beneficiará a sua saúde. Sabia que os vegetarianos tem menor probabilidade de sofrer um câncer ou doença cardíaca? Além do mais, desintoxicam seus corpos, você terá mais energia e manterá um bom peso. Se deseja tentar esta forma de vida, te deixo os cinco passos para se tornar vegetariana:
#1 – Consulte um nutrólogo
Nada melhor que um médico especializado para poder te ajudar a montar melhor um plano de alimentação baseado em seu estado de saúde e condição física.
Além de ensinar a você como comer bem e mostrar as ferramentas importante para que tenha uma dieta equilibrada, saudável e rica, especialmente se quiser dar um passo além e se tornar vegana (não consumir nenhum produto de origem animal, como mel, ovos ou lácteos)
#2 – Um dia sem carne
O cantor Paul McCartney tem uma campanha chamada “Meet free Monday” que nos convida a não consumir carne um dia na semana e é uma boa ideia para que não seja algo drástico a princípio. Não consuma nada de carne durante um dia; escolha se é mais fácil durante a semana ou no fim de semana. Isso te servirá para planejar também seus pratos para essa dieta.
#3 – Compre produtos de soja/carne
Existem no mercado marcas que combinam carne com soja. Assim, quando preparar seus pratos, não irá sentir a troca de textura ou sabor. Por outro lado, uma vez que faça isso, comece a substituir a carne por soja. Aprenda a comer coisas novas que fazem bem a você e te encaminharão a um novo estilo de vida.
#4 – Lojas naturalistas, livros vegetarianos, frutas e verduras
Não pense que as lojas naturalistas vendem comida simplista, muito pelo contrário: há opções deliciosas que não são apenas de soja ou glúten e trigo, assim como leite e vegetais de deliciosos sabores e, claro, muito nutritivos.
Pouco a pouco aprenderá sobre as marcas e escolherá as melhores, e algo similar acontecerá com os restaurantes: busque um pouco e encontrará opções magníficas, e inclusive, se o local não é vegetariano, pode pedir que substitua a carne por queijo, ovos ou verduras.
Os livros e revistas vegetarianos são uma excelente opção, se surpreenderá com a infinidade de receitas e ideias que há de pratos sem carne! Se pensava que se tornar vegetariana seria mastigar aipo e comer verduras fervidas, se equivocou: há queijos, pastéis, batidas, sobremesas e muito mais.
Busque em seu mercado local frutas e verduras frescas, assim não só ajudará na economia local, assim como os alimentos são mais naturais e menos processados além de mais saudáveis.
#5 – Busque outros vegetarianos
Uma maneira de se sentir motivada é conhecer outras pessoas que já passaram por essa mudança.
Existem muitos grupos de vegetarianos na internet e entre eles você pode aprender e trocar receitas, dicas para substituir alguns ingredientes como o ovo e o leite ou onde conseguir mais produtos naturais.
É possível que no início isso te dê trabalho, mas com o tempo verá que na realidade não estará se privando de nada vital, porque se aprende a combinar e equilibrar sua alimentação, te manterá bem nutrida, saudável e claro, consciente de que ajuda o planeta e os animais.