A cafeína é uma substância que está presente em nossos hábitos de consumo. Como sabemos, é um estimulante que pode vir a calhar quando precisamos de uma dose de energia, mas seu consumo excessivo pode levar a consequências negativas. Se o consumir muito pode ser crítico, mas o seu consumo tem benefícios para a saúde quando consumido moderadamente.
Vantagens
– A cafeína é um alcalóide com efeito estimulante que está presente em algumas bebidas como chá, coca-cola, guaraná, café ou alguns produtos de emagrecimento.
É uma substância que fornece energia e aumenta o nosso estado de alerta. Limpa e estimula os efeitos da adrenalina. Portanto, ela pode ser um aliado no trabalho, estudo e esporte para alcançar uma maior concentração. Sim, seu consumo deve ser moderado.
– É aconselhável para as pessoas que sofrem de pressão arterial baixa.
– Influencia o humor e ajuda a ter uma postura mais ativa com os outros. Ela pode produzir uma sensação de excitação.
– Ajuda a aumentar o desempenho de atletas como o ritmo do exercício é melhorada.
– Reduz o risco de Parkinson, segundo alguns estudos.
Melhora a respiração, a asma e as alergias. De fato, é um dos principais componentes de muitos medicamentos para aliviar problemas respiratórios.
Desvantagens
Se você excede o consumo da cafeína, você pode ter:
– Nervosismo ou insônia.
– Taquicardia
– Tremores
– Irritabilidade
– A diurese, náuseas e vômitos.
Problemas digestivos, como azia, ou diarréia
A moderação do consumo depende do grau de tolerância de cada pessoa.
Pegar uma xícara de café não é viciante, mas quanto mais você consome, mais vai precisar de ter o efeito de energia que esperamos de cafeína. Devemos acrescentar que parar de ingerir cafeína em grandes quantidades pode causar síndrome de abstinência, dor de cabeça e tristeza.