Alimentos Saudáveis

Suplementos de arroz de levedura vermelha são uma boa opção?

Atualmente tem se ouvido muito sobre vários suplementos de levedura de arroz vermelho como uma alternativa “natural” para as pessoas que precisam de estatinas -os medicamentos para baixar o colesterol-, mas talvez estes suplementos naturais não façam nada para ajudá-lo a perder peso.

O fermento de arroz vermelho é uma substância chinesa tradicional feito pela fermentação de um tipo de fungo chamado Monascus purpureus sobre o arroz. Durante séculos na China têm usado várias formulações deste produto como um alimento e como um elemento medicinal da terapia tradicional naquele país. E um de seus usos mais comuns é como uma estatina natural.

É também importante salientar que os suplementos que são vendidos são diferentes da levedura de arroz vermelho encontrado nas lojas de produtos chineses.

Mas, como muitos suplementos “naturais” vendidos no mercado, a verdade é que estes não foram devidamente avaliados pela FDA e alguns deles simplesmente não têm qualquer composto ativo que reduz o colesterol e pode até ser compostos por toxinas e não não há provas suficientes que essas substâncias são naturais e contenham estatinas.

Como a levedura de arroz vermelho funciona?

O grão fermentado contém uma série de compostos chamados monacolins ou lovastatina, um composto redutor de colesterol. Isso fez com que os suplementos de arroz vermelho parecessem ser atraentes para pessoas que precisam de estatinas, mas têm dificuldade ou intolerância a essas substâncias e buscam uma alternativa mais natural.

O que acontece, e com muitos suplementos é que você não tem informações reais de cada composto deles. Muitas dos medicamentos que normalmente usamos tem em seu composto ingredientes naturais, que então são sintetizados e utilizados em laboratórios em certas doses para atacar doenças. Mas quando o composto natural é utilizado, a dose da mesma não é controlada. É como usar o composto na sua forma mais concentrada. É por isso que levedura do arroz vermelho pode causar possíveis efeitos secundários.

A Associação Americana do Coração alertou contra o uso de suplementos a base de levedura vermelha até que os resultados dos estudos de longo prazo sejam melhor estudados.

+2
0