Nos últimos anos tem havido muita informação sobre os riscos da obesidade e do aumento da ocorrência desta, tanto crianças como adultos. A prevalência da obesidade está a aumentar em todos os países desenvolvidos. Se você está preocupado com este problema que pode afetar seu filho, veja algumas recomendações a seguir:
Em primeiro lugar, você deve saber que o monitoramento do peso é muito importante. Portanto, você deve revê-lo, pelo menos a cada seis meses, marcando altura e peso. Com essas informações, você pode manter o controle das mudanças de pesos das crianças em períodos de tempos razoáveis e determinar quando ela teve um aumento ou uma diminuição.
A comida é uma parte essencial no crescimento de seus filhos, mas é muito importante respeitar as horas das refeições, considerando-se que o café da manhã é a mais importante. Durante o dia, o melhor é fazer cinco refeições, evitando-se, acima de tudo, comer fast food e doces, especialmente entre as refeições. Uma boa dica é substituir lanches e outros alimentos calóricos por frutas. Recomenda-se que as crianças consumam uma média de 3 a 5 frutas ou legumes por dia, pois fornecem energia e vitaminas que ajudam no seu desenvolvimento.
Além disso, é aconselhável consumir pelo menos dois litros de água ao longo do dia. Além disso, você não deve recompensar o seu filho com alimentos, especialmente biscoitos, chocolates, refrigerantes ou sorvete, por uma boa ação que ele fez. E claro, você tem que motivá-lo a praticar qualquer atividade física.