Os probióticos têm se tornado muito populares nos últimos tempos, porque as grandes marcas optaram por eles devido a uma tradição cada vez mais forte de comer de forma saudável. Mas hoje nós do Alimentos Saudáveis iremos tentar remover a falta de informação disponível sobre eles.
Não são regulados
Os probióticos, apesar de trazer benefícios a saúde, não são regulados por lei. Isto significa que, em muitos casos, alguns fabricantes usam em seus rótulos probióticos mas na verdade não possuem em sua composição.
Os efeitos não duram muito tempo
O efeito placebo, a esperança de obter uma melhoria física e, principalmente, o fato de que o probiótico conter uma carga nem sempre tão alta que cause efeitos positivos, fazendo com que o efeito de melhoria dure apenas por alguns dias.
Eles não são seguros para todos
Embora sejam vendidos livremente e quase como um produto milagroso, nem sempre são positivos para todos. Na verdade, se você tem uma doença crônica ou certos problemas no sistema digestivo, você deve consultar o seu médico antes de tomá-los.
Nem todos os probióticos são produzidos da mesma maneira
Acreditamos que todos os probióticos contêm bactérias que nos ajudam a melhorar muitas coisas em nosso corpo, e, portanto, todos devem ter processos de fabricação semelhantes. No entanto, esta não é a realidade, e sua fabricação influencia bastante os efeitos que têm sobre a nossa saúde.
Probióticos também estragam
Na verdade, não só estragam, mas pelo fato de conter elementos vivos, temos de ser mais cuidadoso do que nunca com a data de validade, pois consumir após esse prazo pode nos trazer sérios riscos a nossa saúde.
Veja também: Os probióticos podem ser úteis para a perda de gordura?
Os probióticos podem ser muito positivos quando consumidos a curto prazo, e pelo efeito placebo que produzem, assim como é altamente divulgado. No entanto, nem sempre é possível perceber esses detalhes, e às vezes pagamos mais caro por algo que não vai nos fazer bem.