O potássio é um nutriente frequentemente reconhecido por sua relação com o sistema neuromuscular, tanto para déficit e excesso pode causar alterações contráteis. No entanto, aqui nós mostramos que este mineral não só é útil para os músculos, mas a sua presença no organismo em quantidades adequadas podem se beneficiar de outros órgãos e funções.
O potássio, além de ajudar a um bom funcionamento do sistema nervoso e muscular trabalha com as seguintes funções:
– Ajuda a manter o equilíbrio de fluidos no espaço dentro e fora das células, por isso, se queremos manter uma boa hidratação, o potássio deve estar presente em nossa dieta.
– Participa na síntese de proteínas e é essencial para o crescimento, como mostrado em ratos que a deficiência de potássio interrompe a síntese de proteína e crescimento.
– Melhora o controle da glicemia no sangue e intervem em seu metabolismo e é necessário para converter a glicose em glicogênio.
– Favorece a regulação da pressão arterial e dietas ricas em potássio têm sido associados a menores níveis de pressão arterial no organismo.
– Melhora a saúde dos ossos e tem sido associada a um risco reduzido de osteoporose, fornecendo um meio ácido que mantém o cálcio nela.
Claramente, o potássio é um mineral muito importante para o nosso corpo, é um dos mais abundantes e faz parte de todas as células do nosso organismo. Portanto, vendo que ele não só é necessário para os músculos, nós apreciamos a sua ingestão por uma ingestão adequada de frutas e vegetais frescos.