Nós sabemos que a vitamina C é um antioxidante forte que diminui o risco de infecções e doenças que sofremos, bem como, o que aumenta a absorção de ferro e cálcio na sua utilização, mas e se sua dieta está em falta de vitamina C?
Em primeiro lugar, temos mais o risco de doença de qualquer causa, mas se a diferença é importante, pode resultar na doença chamada escorbuto, que é caracterizada por um enfraquecimento do colagênio, o que pode causar secura e perda de cabelo, cicatrização de feridas e hemorragias.
Também com a falta de vitamina C têm maior risco de fragilidade dental e infecção bucal e podemos sofrer anemia devido ao sangramento e até mesmo fraqueza muscular e cartilagem, que pode causar muita dor.
Embora a deficiência de vitamina C é rara, porque podemos facilmente preencher a cota desse micronutriente nos alimentos vegetais, aqueles que não fazem habitualmente consomem frutas e legumes, estão fumando ou bebendo álcool em excesso, podem sofrer uma deficiência deste micronutriente.
Além disso, se você executar o esforço físico pesado, você é um atleta e não comer frutas e vegetais crus, pode estar em risco de uma deficiência nesta vitamina muito importante para o nosso corpo.
Mas com as recomendadas cinco porções de frutas e verduras diariamente há risco de carência de vitamina C em sua dieta e você vai ficar longe das conseqüências de sua ausência.