Algumas pessoas sempre perguntam: Qual é a fruta menos calórica? Apesar de há muito poucas diferenças essas frutas, mas o limão é o fruto com menos calorias.
Ater-se o morango com 32 kcal, melancia com 33 kcal, melão 36 kcal e grapefruit 39 kcal.
O limão, além de ser o menos calórico, 29 kcal por 100 gramas, com a pele, é um tesouro de natureza, uma vez que contém a cura e as propriedades antioxidantes.
Para começar, tem um índice glicêmico muito baixo (30) e tem grandes quantidades de fibra.
O sabor amargo é devido ao ácido cítrico ajuda a digestão e dissolver cálculos renais.
Como todos sabemos, são uma excelente fonte de vitamina C (ácido ascórbico), que ajuda o corpo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os danos dos radicais livres.
Contém naringenina flavonoide que tem um efeito anti-oxidante e anti-inflamatório, eliminador de radicais livres, um promotor de metabolismo de carboidratos e um modulador do sistema imunitário.
Fornece uma quantidade significativa de sais minerais, tais como ferro, cobre e potássio. Destaca-se o último, porque fornece cerca de 125 mg em 100 g de suco de limão, ajudando a função muscular e a síntese de aminoácidos e a utilização de carboidratos.
A combinação de todos estes nutrientes fazem o limão não só ser uma fruta pouco calórica, mas é a cura e ideal para qualquer tipo de dieta.