O glúten de trigo como um dos piores alimentos é um dos mitos de dietas e nutrição mais generalizados.
Com tudo o que está escrito sobre comida às vezes é difícil separar o fato da ficção. Como eu pesquiso sobre alimentação e nutrição, percebi que neste mundo há também certas modas e até superstições.
Para evitar eliminar alimentos muito necessários na dieta diária vou analisar aqueles que tem uma fama não muito boa e explicar porque eles são necessários na dieta e nutrição.
Eu começo com o glúten de trigo como o primeiro dos mitos.
O glúten de trigo: Fato ou Ficção
O glúten de trigo é uma dos alimentos mais demonizados, fica atrás apenas do xarope de milho e do azeite hidrogenado. No entanto, há décadas de investigação têm demonstrado que os alimentos que contêm glúten, tais como trigo, centeio e cevada, são vitais para uma boa saúde, e estão associados com um risco menor de diabetes, doença cardíaca, câncer e obesidade.
“O trigo é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais”, disse Joanne Slavin, professor de nutrição da Universidade de Minnesota.
Apenas cerca de 1% da população, ou menos, não podem tolerar o glúten e deve erradicar de sua dieta para aliviar a dor abdominal e outros sintomas, incluindo a incapacidade de absorver por completo as vitaminas.
Os alimentos que contêm glúten de trigo
– Trigo, cevada, centeio e aveia (e todas as farinhas derivadas destes alimentos)
– Pão, bolos, doces, biscoitos e bolos
– Bebidas com malte
– Macarrão
– Frutos secos
– Presunto, salsicha e cachorro-quente, em geral, todos os embutidos
– Bebidas fermentadas a partir de cereais, como o uísque, cerveja e outros licores
– Laticínios em geral
Informação nutricional do glúten
Calorias: 383 kcal.
Gorduras: 1,10 gramas
Proteínas: 86,60 gramas.
Carboidratos: 1,10 Gramas
Uma das razões que as dietas sem trigo ou sem glúten são populares é que as pessoas que não comem trigo muitas vezes acabam evitando o excesso de calorias muito presentes em alimentos como doces e lanches.
Eles começam a se sentir melhor e perdem peso, e atribuem uma falsa fama ao glúten de trigo.