Eu nunca me perguntei antes se as gorduras são piores do que o açúcar e, sem pensar muito, a primeira coisa que me ocorre é que as gorduras são mais prejudiciais. No entanto, aqui no Alimentos Saudáveis você já viu que algumas gorduras são necessárias para manter o nosso corpo saudável (se caso não conheça não se preocupe, basta CLICAR AQUI 😉 ), e em contrapartida o açúcar não é necessário em tudo. A seguir iremos tirar todas suas dúvidas!
O estudo Feito
Dois irmãos gêmeos adultos e médicos de profissão, se submeteram a um estudo acompanhando uma dieta de um mês, um sem comer carboidratos e outro sem comer gorduras (ou consumi-los em pequenas quantidades).
Embora que teria sido mais interessante que mais pessoas participassem da experiência, temos de contar com os resultados obtidos por estes dois.
Resultados em peso
Os gêmeos, quando deram início ao experimento já tinham um peso saudável, mas o realizou um regime pobre de carboidratos conseguiu perder 4 quilos enquanto o outro que consumia gorduras de forma moderada só perdeu 1 quilo.
Enquanto que no primeiro caso, considera-se que uma parte dos quatro quilos do peso que ele perdeu também correspondeu a fluidos tais como a água, e a diferença entre os dois era notável.
Os resultados em função cerebral
O gêmeo que consumiam menos carboidratos (nem se quer vegetais) teve dificuldades de concentração, parece ser porque o corpo teve que se adaptar aos níveis de cetonas e em termos de custo de energia, o que é fácil de resolver, porque só teria que consumir mais água e sal.
O irmão que havia consumido mais gordura não teve inconvenientes.
Os resultados no exercício
Neste caso, diante de um teste de ciclismo o perdedor foi o irmão que não consumia carboidratos; Não é de se surpreender, já que é necessário que o organismo conte com a liberação de amidos lentamente, cetonas e gorduras para um exercício que requer esforço físico.
Os resultados em termos de diabetes
Mais uma vez, o irmão que fez uma dieta sem carboidratos conseguiu que o seu nível de açúcar no sangue em jejum fosse de 5,1 e 5,9 após o café da manhã; sendo as taxas normais de 6,0 mmol / L. Isto significa que quando uma pessoa tem diabetes pode obter uma grande melhoria e até mesmo curar a diabetes através da realização de um regime de isenção de carboidratos.
A prova destes irmãos conclui que não se trata de comer gordura ou açúcar, mas evitar alimentos processados e aqueles que não contenham gorduras saudáveis.