É como se fosse uma raiz mágica! O gengibre é uma raiz de origem oriental, que se cultiva principalmente na China, embora que na Índia também é um alimento habitual e seu uso é estendido cada vez mais pelo mundo.
Mas, você tem ideia dos benefícios que se escondem nessa raiz? São muitos! E hoje queremos compartilhar contigo para que você o incorpore a sua vida.
Regula o metabolismo
O consumo dessa raiz facilita a absorção dos nutrientes dos alimentos. Dito isso, ele promove que os compostos essenciais cheguem onde devem.
De outra forma, se você tem falta de apetite um pouco de gengibre fresco antes do almoço pode te ajudar.
Acaba com a tontura
Se vai viajar com sua família e sempre sofre de tonturas, a próxima vez não será assim. Antes da viagem corte um pequeno pedaço da raiz e adicione um pouco de mel, e mastigue. Pronto! Não terá que se preocupar mais.
Combate as náuseas
Assim como pode ser beneficioso na hora de viajar por conta das tonturas, ele também é bom para combater as náuseas.
Nas mulheres mulheres grávidas por exemplo, que sofrem muito mais pela manhã como sintoma dessa nova fase que começa a viver, é um remédio natural excelente para combater as náuseas.
Diminui as dores musculares e nas articulações
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, que podem trazer alívios as pessoas que sofrem das articulações ou aquelas que realizam esportes de alto rendimento e sofrem de dores musculares.
O consumo de 2 gramas por dia durante 11 dias te fará notar uma mudança em seu corpo que sentirá mais aliviado do mal-estar.
Diminui os níveis de açúcar e riscos cardíacos
Esse tubérculo também tem grandes propriedades anti-diabéticas e foi comprovado em um estudo realizado em 2015 em que várias pessoas com diabetes do tipo 2 consumiram 2 gramas de gengibre em pó por dia e seus níveis de açúcar no sangue baixou em 12%.
Enquanto a redução do risco de sofrer um ataque cardíaco, também é um grande aliado que promovem a redução dos níveis de colesterol e lipo-proteínas.
Veja Também: Combinação perfeita para emagrecer: Limão e gengibre
É um grande aliado contra a congestão
Prepare um chá de gengibre e vá dormir para aniquilar essa congestão que está roubando sua saúde. Pode ter certeza: além de desfrutar de um dos melhores chás, dormirá como um bebê.
Reduz as dores menstruais
A maioria de nós mulheres sofremos de dores menstruais em nosso ciclo, principalmente nos primeiros 3 dias.
Consumir 1 grama de gengibre por dia durante esses 3 dias reduzirá notoriamente sua dor, tanto ou mais que um ibuprofeno. Incrível não acha?
Previne o câncer
Graças ao seu gingerol essa raiz é uma grande aliada para prevenir o câncer. Assim se demonstrou em um estudo realizado com 30 pessoas que consumiram 2 gramas de extrato desse tubérculo por dia.
É bom tanto para o câncer de mama como de ovários, pâncreas e colo.
Ajuda na batalha contra asma
Uma colher de chá de suco de gengibre com um pouco de mel atua como expectorante. Esta é uma das propriedades pelas quais o gengibre é conhecido.
Melhora as funções do cérebro
Pode ser de grande ajuda para prevenir uma doença como o Alzheimer, que se caracteriza pela perda de memória com o correr dos anos.
Há estudos realizados em animais que sugerem que os compostos do gengibre ajudam a inibir as inflamações que ocorrem no cérebro.
Por outro lado, em um estudo realizado com mulheres, o consumo desse tubérculo melhorava sua memória de trabalho e tempo de reação.
mais benefícios
Como pudemos comprovar, o gengibre é MUITO benéfico para nosso organismo em muitos sentidos.
Mas isso não é tudo; também é recomendado para o tratamento de cataratas, doenças do coração, acidentes cardiovasculares, depressão, infertilidade, cálculos renais e pé de atleta…