Os benefícios de comer frutos do mar são bem conhecidos, mas também são um risco para a saúde. Em um forte contraste o pescado nos trás a contribuição de proteína magra saudável e uma variedade de vitaminas, minerais e ômega-3. Mas por outro lado também trás a ameaça de contaminação com metais, produtos químicos, micróbios e outras substâncias nocivas, como pesticidas.
Muitos cientistas pesou os prós e os contras, e parece que os benefícios superam os riscos, especialmente se você escolher peixes ricos em ômega-3, com uma chance inferior de exposição a substâncias tóxicas. Por isso, mostraremos três opções de frutos do mar mais seguros, e seus benefícios para a saúde.
Sardinha do Pacífico
As sardinhas enlatadas do Pacífico são uma escolha saudável, e todos os tipos são baixos em mercúrio. Elas podem ser pequenas, mas as sardinhas fornecem uma grande quantidade de ômega-3 e são carregados com cálcio: 100 gramas podem fornecer cerca de 30 por cento da necessidade diária de cálcio. As sardinhas são também uma grande fonte de ferro, fósforo, zinco, magnésio e potássio.
Salmão Selvagem do Alasca
Uma excelente escolha para a sua segurança, e que também trás benefícios a saúde e sustentabilidade é o salmão selvagem do Alasca. Existem diferenças nutricionais quando o salmão selvagem é comparada ao salmão de viveiro.
Uma porção de 170 gramas de salmão selvagem tem 113 menos calorias e menos gordura saturada em relação ao salmão de viveiro. E ao mesmo tempo que tem menos ácidos graxos ômega-3, ainda é considerado uma boa fonte e podem ser consumidos com menor risco de contaminantes, como bifenilos policlorados (PCB).
Ostras
As ostras são conhecidas por serem uma boa fonte de zinco, mas são também ricas em Ômega-3, proporcionando 1,550 mg de EPA e DHA em uma porção de 100 gramas. Elas também são uma grande fonte de ferro.
As ostras que são cultivadas no Golfo do México são sua melhor escolha. As ostras cultivadas estão disponíveis durante todo o ano, e são encontradas nos mercados. Um aviso importante: as ostras cruas têm um maior risco de transmissão de doenças transmitidas por alimentos.
Hoje, é preciso ter cuidado com o que você come e de onde sua comida vêm, tudo em prol de escolher os melhores alimentos saudáveis para sua dieta.