Talvez tenha parecido uma grande ideia, afinal o que custa tentar mais uma das tantas dietas do mercado. Hoje iremos falar da dieta líquida, que muitas mulheres famosas como Oprah Winfrey ou Beyoncé disseram que já fizeram.
No entanto, como já mencionamos em outras ocasiões, muito se fala sobre os planos de desintoxicação, e na verdade nem sempre este processo é tão saudável como parece. Por isso, hoje te contamos os problemas das dietas líquidas, para que pense duas vezes antes de realizar uma.
Te faltará nutrientes
Uma dieta líquida te desintoxicará a base de te privar de todos os nutrientes que necessita para que seu corpo funcione corretamente -especialmente de fibras e proteínas-. Isso pode te gerar deficiência vitamínica, dores musculares, falta de energia, perda de cabelo, tonturas, náuseas, dores de cabeça e mau humor. Uma maravilha né?
Se pensou que fosse só isso, vale lembrar que nem todos sucos são tão saudáveis como parecem: alguns tem mais açúcar que duas barras de chocolate, assim como também contêm um alto teor de carboidratos. Se consome de quatro a seis por dia, seus níveis de açúcar no sangue se elevarão tanto que seu corpo irá gerar mais ácidos no estômago para equilibrá-lo, gerando mal-estar estomacal, acidez, inchaço e diarreia.
Enlouquecerá seu sistema de desintoxicação natural
Muito se fala sobre as dietas líquidas limparem seu organismo, mas ninguém fala que nosso corpo já possui vários sistemas encarregados disso. Um exemplo claro disso é o fígado.
No lugar de fazer limpezas drásticas, é muito melhor ter uma dieta balanceada -grãos integrais, ácidos graxos saudáveis, proteínas- que te permita manter esses sistemas em bom estado.
Além do mais, as dietas líquidas -como tantas outras- colocam seu corpo em “modo de fome”, o forçando a se alimentar de si mesmo, extraindo a energia dos músculos. Isto faz com que seu corpo perca a habilidade de queimar calorias e interfere na saúde do seu coração e de seu rendimento muscular.
Pode piorar condições pré-existentes
Em uma pessoa saudável, uma dieta líquida não levará a problemas de saúde graves; mas aqueles que sofrem de diabetes, problemas cardíacos, doenças do fígado, mulheres grávidas, crianças, adolescentes e idosos podem ter problemas que vão desde tonturas e desmaios até um estado de coma.
Voltará a ganhar peso
A dieta líquida te ajudará a perder peso rápido, mas quando deixar de faze-la voltará a recupera-lo. Isso se deve que o metabolismo foi enlentecido durante a desintoxicação, levando a um efeito rebote que te fará sentir que o esforço foi um fracasso.
Por essas razões, eu te falo amiga que a dieta líquida não é boa para você: você irá emagrecer? Sim, mas não aprenderá nada de nutrição e pouco depois irá recuperar o peso perdido. O melhor é levar uma dieta saudável e balanceada, beber muita água e fazer exercício físico de forma regular.