O queijo é um dos alimentos mais deliciosos do mundo, mas nem sempre forma parte de uma dieta saudável, sobre tudo porque os melhores tipos de queijo são ricos em gorduras e calorias.
No entanto, um novo estudo diz que o queijo, ou melhor, um conservante natural que se encontra nele, na realidade pode ajudar a combater o câncer.
Pesquisadores da Universidade de Michigan recentemente provaram os efeitos da nisina, um peptídio que se encontram no queijo e algumas carnes processadas, em tumores cancerígenos de ratos. Os cientistas descobriram que as altas concentrações de nisina, mataram entre 70 e 80 por cento das células de câncer em ratos durante um período de nove semanas.
Por falta de sorte, as concentrações de nisina proporcionadas a ratos eram aproximadamente 20 vezes o equivalente do que se encontra comumente no queijo produzido pelos humanos.
Isso quer dizer que é quase impossível obter com o consumo do queijo somente. Se nós humanos tomássemos o conservante em forma de tabletes, seria necessário até 30 pílulas para receber a dose equivalente dada aos ratos.
Mas os investigadores advertiram que não é 100% comprovado que esses efeitos benéficos podem ser vistos em humanos. Mas levaram a pesquisa para ensaios clínicos para provar o poder da nisina contra câncer humano e as células bacterianas.
Sabe o que significa isso? O queijo oficialmente é um alimento saudável.