A primeira coisa a notar é que o valor calórico de um alimento não é o único fator a considerar mais também devemos considerar se é mais ou menos saudável. Vamos ver os outros aspectos a se considerar, além de calorias dos alimentos.
Primeiro de tudo, algo que todos deveriam fazer é saber como ler os produtos de marca de nutrição. Graças aos regulamentos nos últimos anos todos os produtos devem estar devidamente rotulados, o que é uma ajuda para o consumidor.
Na etiqueta nutricional deve aparecer os nutrientes que contém cada alimento, tanto por porção como por 100 gramas de produto são listados. Se compararmos dois alimentos diferentes, é mais fácil de comparar com os valores por 100 gramas, como as porções não são sempre iguais.
Também preste atenção às calorias, não devemos perder de vista outros aspectos, tais como a ingestão de gordura, muitos deles estão saturados, ou a contribuição de açúcares.
Desta forma, você vai perceber que muitos dos alimentos anunciados ou considerados “diet” ou “para proteger a linha” realmente contêm açúcar elevado, o que obviamente não é uma boa companheira de uma nutrição equilibrada. Este é o caso de muitos cereais deo café da manhã.
A quantidade de sódio e gramas de sal de um alimento, que também tem de ser indicada no rótulo da nutrição, deve também ser tida em conta uma vez que ambos, em quantidades excessivas contribuem para a retenção de líquidos, e pode conduzir a outra doença coronária.
Em suma, não só pelo número de calorias em um alimento, porque isso tem uma baixa ingestão calórica não indica que você não tem lugar em uma dieta saudável. Aprenda a ler os rótulos, compare as suas opções e faça a escolha certa.