Frequentemente pensamos que para levar uma alimentação e uma vida saudável, devemos erradicar por completo as gorduras da nossa dieta. Anos de desinformação e prejuízos (e falsas promessas) nos levaram a crer que representam um perigo para nossa saúde. Derrubemos alguns mitos e veremos qual é o papel das gorduras.
Qual o papel das gorduras no nosso corpo?
O corpo humano necessita das gorduras para seu correto funcionamento. As gorduras ou lipídios cumprem funções vitais, estão envolvidas no transporte e absorção de vitaminas, constituem uma fonte de energia, estimulam a atividade cerebral, a produção de celular e hormônios, protegem órgãos vitais e muitas outras mais. A flata de ácidos graxos nos trará problemas de saúde e deficiências em nossa qualidade de vida.
Quais os tipos de gorduras existentes?
Há muitos tipos de gorduras, algumas delas nosso corpo fabricam e outras não. As que não podemos produzir se chamam ácidos graxos essenciais e necessitamos obtê-los dos alimentos que ingerimos. Se trata dos ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6. Estas são as gorduras insaturadas. São fundamentalmente gordura de origem vegetal. São líquidas a temperatura ambiente (como o azeite de oliva). Tem benefícios e a partir delas o corpo pode sintetizar muitas outras gorduras que de outro modo não poderia obter.
Também existem as gorduras saturadas, de origem animal. As gorduras saturadas podem ser nocivas e estão associadas ao colesterol e aos problemas circulatórios. São sólidas a temperatura ambiente (como a manteiga). Se bem que em sua maioria provêm dos animais, também podemos encontrá-las em alimentos vegetais como o óleo de coco, o qual é benéfico para a saúde.
Finalmente, chegamos ao terceiro tipo de gordura, que é criado em laboratórios e que devemos evitar a todo custo: a gordura trans. Essa surge de um processo hidrogênico de gorduras insaturadas com o propósito de convertê-las em sólidas a temperatura ambiente.
Se utiliza para aumentar o tempo de conservação dos alimentos. Estão presentes em comidas do tipo fast food, empacotadas e processadas. Está comprovado que as gorduras trans são muito prejudiciais para a saúde.
Controlar o consumo de gorduras
A partir disso podemos diferenciar as gorduras que são saudáveis e necessárias para o correto funcionamento do organismo e das gorduras prejudiciais assim como o papel das gorduras em nosso corpo. O caminho da vida saudável é muito mais fácil do que imagina, cabe a nós escolhermos o que é melhor.