Alimentos Saudáveis

Como consumir gordura e obter benefícios saudáveis

Como consumir gordura e obter benefícios saudáveis

As gorduras têm um “mau nome”. Isso é um fato, e é também a base pela qual este tipo de alimento tornou-se o “fantasma” de qualquer dieta e o pesadelo de muitas mulheres.
No entanto, não só nem todas as gorduras são ruins ou prejudiciais, mas também o corpo precisa de alguma para funcionar corretamente. A chave, então, para aprender como combinar este alimento, e especialmente na forma como consomem, quais são as gorduras “boas” e quais são as “más”.

As gorduras são boas e necessárias para o corpo, uma vez que suas principais funções incluem, por exemplo, a reserva de energia para os momentos em que você não pode alimentar o corpo. Embora as gorduras são parte da estrutura de todos as células, principalmente formar a estrutura do cérebro.

“Elas são essenciais para gerar substâncias como a vitamina D, hormônios sexuais (feminino e masculino) e prostaglandinas, que são moléculas necessárias para o sistema inflamatório e imunológico”, Dr. Maria Alejandra Rodriguez Zia Médica endocrinologista.
“Não são as gorduras que são essenciais, e que o corpo deve incorporar alimentos que não podem sintetizar. Entre estes estão ômega 3 e ômega 6”, acrescentou a especialista.
Embora esses dados são importantes para evitar danos a chave e encontrar um equilíbrio é saber que as gorduras podem ser digeridas melhor para manter a boa saúde.

“Nós sabemos que a gordura é mais prejudicial para o corpo quando ele está no estado sólido à temperatura ambiente, como assados ​​de gordura, margarina, salame ou chouriço. O principal “perigo ” destas gorduras é que eles são mais difíceis de se diluir em água, tendo as moléculas grandes e rígida”.
“Enquanto isso, gorduras líquidas como azeite ou girassol são moléculas flexíveis, porque elas possuem diferentes quantidades de hidrogénio” explicou e esclareceu Rodriguez Zia: “A gordura é composta de carbono, hidrogénio e oxigénio, dependendo do número de cada um vai ter comportamentos diferentes”.

Além disso, o “próprio comportamento” da gordura que é dada pela sua composição, existem certos alimentos, mas especialmente de bebidas que ajudam a melhorar a absorção dos alimentos, embora desprezado, é muito valioso para o corpo. “A ingestão de gordura solidifica bebidas frias, o que não é bom, porque quando esse processo for concluído, as varas de gordura, que adere às paredes do aparelho digestivo, acumulando e gerando o aumento do sobrepeso e a obesidade, mas também aumentando o risco de complicações”, disse a endocrinologista.

“Pelo contrário -continuou a especialista- ao escolher acompanhar as refeições que contenham gordura com bebidas quentes (especialmente chá), e não comer antes ou depois, mas mesmo durante o almoço ou jantar, estamos incentivando o processo de dissolução de gorduras. E dizer que estes são liquefeito, diluído”.

Além do chá, uma bebida que talvez em nosso país não é associado tanto ao acompanhamento das nossas comidas, mas no café da manhã, lanche ou após o jantar, o médico especificou que “também águas aromatizadas, uma infusão de camomila ou incluindo café canela e têm a mesma função”.

“Um copo de uma bebida quente permite que o corpo processe muito mais eficiente de gordura nos alimentos, que ao longo do tempo vai se refletir na perda progressiva de peso corporal”, concluiu Dr. Rodriguez Zia e acrescentou “quando acompanhar as refeições com bebidas é saudável para levá-los à temperatura ambiente.”

+1
0