Sabemos que as bebidas açucaradas, muitas vezes estavam ligados a um aumento do risco de doenças metabólicas e até mesmo doenças cardiovasculares, portanto, um projeto de lei na Califórnia faz com que os refrigerantes tenham um aviso no seu rótulo. No entanto, bebidas açucaradas devem advertir os riscos da sua utilização na rotulagem?
A fim de promover a conscientização sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar, está previsto para incluir rótulos de refrigerantes a mensagem de advertência: “O consumo de bebidas açucaradas contribui para o desenvolvimento da obesidade, diabetes e cárie dentária”.
Assim, sem mais aviso que disse antes, independentemente da quantidade consumida, frequência de consumo e outros fatores que podem promover ou reverter o desenvolvimento de doenças associadas excesso de açúcar, a mensagem postada na rotulagem de bebidas açucaradas se o projeto de lei for aprovada.
Embora muitos acreditam que a medida seria eficaz no controle da ingestão dessas bebidas ricos em açúcar e que esta teria um impacto positivo sobre as taxas de obesidade, diabetes e outras doenças metabólicas, a realidade é que apenas um aspecto está vendo um monte de doenças complexa e multifatorial.
Isto é, na minha opinião pessoal para divulgar o negativo do consumo de bebidas açucaradas em excesso pode ser útil, no entanto, a mensagem de aviso não está falando sobre o excesso ou a frequência, assim também não é claro que não será o mesmo para alguém beber um refrigerante pequeno sedentário também consomem muitos mais alimentos açucarados para um atleta ou uma pessoa ativa que come uma dieta saudável regularmente.
Em última análise, o projeto já tem uma primeira aprovação legislativa na Califórnia, certamente, atender adversária e atualmente opiniões, não acho que uma mensagem de aviso sobre bebidas açucaradas é a solução para problemas complexos, como a obesidade ou outras doenças crônicas não-transmissíveis.
O que você acha, bebidas açucaradas devem alertar os riscos do consumo na rotulagem?