O Alzheimer, a doença no qual é comemorado o dia mundial daqui a um mês, é uma das doenças que cada vez afeta mais a pessoas principalmente as de idade avançada. Um estudo recente nos conta como as nozes podem ajudar na luta contra a doença de Alzheimer.
Esta mais recente pesquisa é publicada no Jornal da Doença de Alzheimer e foi dirigido por Dr. Abha Chauhan, chefe do Laboratório de Desenvolvimento Neuroscience Institute do Estado de Nova York para Pesquisa Básica em Desordens do Desenvolvimento (IBR) e se encontra uma melhora significativa na capacidade de aprendizagem, memória e a redução da ansiedade nos camundongos alimentos com uma dieta rica em nozes.
O responsável por esta investigação sugere que a alta concentração de antioxidantes em nozes pode ajudar a proteger a nossa degeneração cerebral que causa a doença de Alzheimer, embora o experimento foi feito em ratos, por isso temos de continuar a analisar esta pesquisa.
A pesquisa avaliou os efeitos de uma dieta em que as nozes ocupava seis ou nove por cento, o que equivale a cerca de trinta ou cinquenta gramas de nozes por dia em humanos.
Além disso, esta pesquisa surgiu a partir de uma anterior, no qual foram observados os efeitos protetores do extrato de nozes contra danos oxidativos causados pela proteína beta amiloide. Esta proteína é o componente principal das placas amiloides formados nos cérebros de pacientes com doença de Alzheimer.
Como sempre comentamos, nenhum alimento é milagroso e essencial e importante para nós para desfrutar de uma boa saúde é manter bons hábitos que incluem uma dieta balanceada com todos os nutrientes necessários diariamente, o exercício moderado e uma boa pausa para prevenir qualquer doença. No entanto, as nozes são um excelente alimento que nos dá gorduras poli-insaturadas e muitas vitaminas e minerais.