Alimentos Saudáveis

Antioxidantes: Tudo o que precisa saber

Se já leu outros artigos aqui do Alimentos Saudáveis, com certeza já observou que se repete muitíssimo a palavra antioxidante.

Mas, sabe exatamente do que se trata? Para acabar com todas suas dúvidas, na matéria de hoje te diremos tudo o que quer saber sobre eles.

Como funcionam os antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias que previnem o dano celular causado pela oxidação do corpo. Quando se permite que alguns tipos de moléculas de oxigênio se transportem livremente pelo corpo, isso pode causar dano oxidativo que dá aparição dos radicais livres. Essas substâncias malignas podem ser a origem para certos tipos de câncer. Os antioxidantes neutralizam sua ação de forma muito eficaz.

Como se dividem?

Existem dois tipos principais de antioxidantes. Aqueles que são criados dentro do corpo chamado endógeno e os que se obtem diretamente dos alimentos (ou dos produtos de beleza que trazem antioxidantes para a pele por exemplo), os quais recebem o nome de exógenos. Algumas das substâncias exógenas que são muito efetivas são as vitaminas A, C e E, o betacaroteno e o licopeno.

De onde se obtém?

Existem diferentes alimentos que nos promovem antioxidantes como os morangos, os mirtilos e as goma goji que podemos citar. O chocolate preto e o cacau também contam com um alto nível de antioxidantes (aposto que nesse momento está agradecendo ao universo inteiro por isso). Também as nozes, as alcachofras, a quinoa, o açaí, alface crespa, os feijões, o cilantro e todo tipo de ervas e especiarias. Depois de ver a grande quantidade de alimentos, não tem desculpas para não adicionar a sua dieta.

Como se mede o nível de antioxidante que possui um alimento?

Para medir o nível de substâncias antioxidantes que possui um alimento, se utiliza uma medida chamada ORAC que é capaz de absorver os radicais de oxigênio. De acordo com a quantidade que tenha, será seu valor de antioxidantes. No geral, os alimentos com alto nível de antioxidante apresentam valores entre 25.000 e 5.000 ORAC sendo que as gomas goji possuem o nível mais alto alcançando 25.000 pontos dessa escala, seguida pelo chocolate preto com 21.000 e em terceiro lugar (mas não menos importante) as nozes com 17.000.

Agora que já sabe quais são os alimentos que contém maior quantidade de oxidantes, não deixe de inclui-los em sua dieta. Não somente terá uma alimentação balanceada mas além disso desfrutará de uma vida livre de doenças.

+1
0