“Se é saudável, é bom” certeza que você acha isso. Mas tenha em mente que, como dizia Aristóteles, o ponto central é a virtude. Assim, embora estes alimentos sejam saudáveis, você não deve consumi-los em grandes quantidades.
Quer saber quais são? Então continue a ler!
Soja
A soja é um dos alimentos saudáveis mais populares: reduz o colesterol ruim e regula os níveis de açúcar no sangue. No entanto, se consumida em grandes quantidades pode causar alguns problemas, tais como bloquear a absorção de ferro, causando uma hiperplasia endometrial no útero.
O ideal é não consumir mais do que duas porções de soja diariamente.
Laranjas
As laranjas são muito ácidas, e estudos mostram que comer demais pode causar refluxo. Os tomates têm o mesmo problema, por isso é recomendado não consumir mais do que duas porções por dia de qualquer alimento. Se você tiver problemas de estômago, é melhor evitá-los.
Espinafre
O problema aqui está na culinária: espinafre cru consumido em grandes quantidades pode causar pedras nos rins e gota. Pessoas que já têm cálculos de oxalato de cálcio nos rins devem evitar este vegetal de folhas verdes.
Alho
O alho é um superalimento com grandes benefícios, mas em excesso pode causar problemas gastrointestinais, diluentes de sangue, gerando sangramentos, dor de cabeça e fadiga.
As quantidades recomendadas variam de pessoa para pessoa, mas o ideal é consumir no máximo quatro dentes de alho por dia.
Água
Enquanto a maioria das pessoas têm o problema oposto -bebem pouca água-, se você forçar e beber demais você pode sofrer um envenenamento, já que a água dissolve o sódio no sangue. Isso pode ser perigoso porque afeta diretamente a função cerebral e pode conduzir à morte.
Se você não faz ideia se está excedendo a quantidade de água que bebe, tente verificar os níveis na urina: se é sempre clara, talvez você esteja exagerando.
Estes são os 5 alimentos saudáveis que se ingeridos em excesso pode prejudicar sua saúde. Aproveite tudo o que a natureza lhe dá! É claro que com moderação.