O zinco é mais um dos minerais de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Esse nutriente desempenha papel fundamental ao nosso organismo, auxiliando o sistema imunológico nas defesas do corpo, na cicatrização, melhora o paladar, é antioxidante, ajuda na formação do feto, trabalha na síntese de DNA e participa de mais de 300 reações enzimáticas. A falta de zinco provoca diminuição da percepção gustativa, perda de apetite, atraso do crescimento, alterações da pele e depressão do sistema imune, o que facilita a instalação de doenças.
Alimentos ricos em zinco
Ostra
A ostra é o alimento campeão em quantidades de zinco. Uma única ostra fornece 38 mg de zinco, sendo que a necessidade diária é em torno de 8 mg para adultos, 10 mg para crianças e para as grávidas 12 mg.
Além disso, as ostras são ricas em vitamina E, ótimo para a pele, é rica em ácidos gordos ômega 3, ótimo para a depressão, e para o coração, tem a vitamina B, que estimula o cérebro, incluindo a B12, que ajuda no combate à fadiga. Contém vitamina D, necessária para os ossos e dentes, bem como potássio, ferro e selênio.
Carne bovina
Cada 130 gramas de carne bovina fornece 4 mg de zinco. Junto com 2 porções de arroz integral que fornece 2 mg e uma porção de feijão que fornece 1, 15 mg, já temos quase que toda necessidade diária necessária.
Farelo de aveia
94 gramas de farelo de aveia fornecem 2,9 mg de zinco. A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em fibras, vitaminas e minerais, e traz inúmeros benefícios a nossa saúde.
Pão integral
Comer alimentos integrais é sempre uma ótima escolha quando o assunto é saúde. Muito rico em fibras, o pão integral fornece em 80 gramas 1,6 mg de zinco, e para deixar seu café da manhã rico nesse nutriente, 240 gramas de leite integral te fornece 1, 0 mg.