Somos obcecados demais com as calorias: caímos na convicção de que se controla-las poderemos assim, emagrecer. No entanto, a maioria das vezes as calorias não representam um fator determinante para desfrutar de um peso e uma vida saudável. Dito isso, há alimentos calóricos que podem nos ajudar a concretizar nossos objetivos.
É preferível que mantenhamos uma dieta balanceada e saudável do que cortar calorias sem a finalidade só para emagrecer de forma mais rápida. Com o passar do tempo, descobrirá que somente a primeira opção te fará emagrecer e manter um peso saudável.
Alimentos calóricos, porém saudáveis
Pistache
Este alimento é muito calórico -igualmente delicioso e caro- e tem uma má reputação. No entanto, a ciência comprovou que as gorduras que ele possui são muito saudáveis. Do que estou falando? É que 90% de suas gorduras não são saturadas. Além disso, conta com uma alta quantidade de proteínas e fibras.
Por todos esses motivos, o pistache simplesmente é o lanche que necessitamos para nos sentir satisfeitos, mesmo sendo um alimento calórico.
Uva passa
Dizemos “uvas passa” e imediatamente pensamos em açúcar e calorias. Certeza que já pensou “por favor, tira isso de perto de mim!”
No entanto, não há porque ter tanto temor assim. As passas são alimentos completamente saudáveis e além disso não possuem açúcar adicionado -a menos que as coma dentro de um pão doce-.
Cientificamente já foi comprovado que é um aperitivo muito saudável e é aconselhável para pessoas que tenham diabetes e que desejam comer algo doce.
Farinha de coco
Sim, é verdade, a farinha de coco tem uma maior quantidade de calorias que outras farinhas mais tradicionais. No entanto, além das calorias, oferece mais proteínas e fibras.
Se começa a utiliza-las em suas preparações, seus níveis de açúcar no sangue irão diminuir, além de te ajudar a se manter mais satisfeito por mais tempo.
Azeite de oliva
O azeite de oliva é delicioso, assim como é um alimento calórico. No entanto, suas calorias são compensadas por seu benefícios à saúde. Suas gorduras são muito benéficas para o coração. Além disso esta variedade de azeite aporta uma grande quantidade de antioxidantes que são ideais para prevenir os efeitos do envelhecimento e potencializar o bom funcionamento do nosso corpo.
Chocolate amargo
O que estava tanto esperando! O chocolate amargo por si é muito calórico, porém apresenta uma grande diferença: é muito mais nutritivo que os demais chocolates e inclusive mais saudável que muitos outros alimentos.
O chocolate amargo pode ajudar a equilibrar o colesterol e reduzir a pressão arterial. Então, que tal se presentear com um pedacinho delicioso desse doce diariamente?
Esses alimentos são super calóricos, mas nem por isso deveria evita-los. Pelo contrário, te recomendo a integrar esses alimentos em sua dieta, fazendo dela muito mais balanceada e saborosa!
- Links que recomendamos:
- A falta de sono aumenta o desejo por alimentos altamente calóricos
- Alimentos vegetarianos e de alto valor calórico
- Alimentos para consumir com moderação