Seguir uma dieta variada e equilibrada é essencial para uma boa saúde, mas o que acontece quando as alergias nos impedem de consumir certos alimentos e vitaminas que eles nos trazem? Se você tiver uma carência de algum nutriente, você pode ficar doente, por isso, te contamos como substituir o trigo com outros grãos.
Alergia a glúten: Conheça 9 grãos que podem servir como substitutos
Amaranto
É típico de países como México e na América Central, possui o triplo em cálcio e é rico em ferro, magnésio, fósforo e potássio. É o único grão tendo vitamina C, bem como componentes de proteína e lisina, que não são encontradas em outros cereais; e algumas de suas vantagens é que é que por não conter glúten e ajuda a diminuir o colesterol.
Mourisco
É semelhante a sementes de árvores de faia. É rico em zinco, cobre e manganês e facilita a absorção de nutrientes. O seu teor de proteínas é muito elevado e possui aminoácidos, que são contidos apenas no amido, mas em vez disso também tem fibra solúvel.
Aveia
Os benefícios da aveia são bem conhecidos, mas vale lembrar que é rica em fibras e vitaminas; você só tem que ter o cuidado de ler o rótulo quando você for comprá-la, pois é fácil de encontrar versões que contenham algum trigo.
Farinha de milho
Embora seja livre de trigo, como no caso da aveia pode ser contaminado no processo de produção, por isso o melhor é comprar em lojas de produtos naturais e sempre ler os rótulos.
Painço
Tem um sabor de noz distintivo, é muito semelhante ao cuscuz e há uma abundância de receitas em que você pode incluir para substituir a farinha de trigo ou de arroz.
Quinoa
Este alimento tornou-se muito popular graças as vitaminas e minerais que proporcionam. É um bom substituto para o trigo e você pode incluí-lo em sopas, pratos, ensopados…
Sorghum
Contém principalmente ferro e fósforo em quantidade abundante; É amplamente utilizado para refeições preparadas no forno e é ideal para celíacos porque é isento de glúten.
Teff
Embora não seja bem conhecido, gradualmente está conseguindo um lugar no mercado, é originário da Etiópia e é o principal ingrediente do pão achatado tradicional daquele país, que é conhecido como injera.
São pequenas sementes sem glúten com altas doses de vitaminas do complexo B, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina B6. Ideal para veganos.
Arroz selvagem
Contém proteínas, fibras, manganês, magnésio e vitaminas do complexo B, é vista cada vez mais comum nos supermercados e também é um arroz popular na Índia.
Você é alérgico a trigo? Experimente consumir um desses grãos no lugar e nos conte o que achou.