O melão se distingue de outros frutos por seu efeito diurético ideal para os hipertensos e o baixo teor calórico que oferece. A fruta também é rica em antioxidantes, fibras, potássio, cálcio, ácido fólico, zinco e vitaminas B, C e E. É de grande ajuda nas dietas para perda de peso, porque ele fornece muitos nutrientes e seu teor de água é muito alto, podendo chegar a 95%.
Apesar de ser recomendado em dietas de emagrecimento, não é adequado para as pessoas com diabetes, por seu alto nível de açúcar, não deve ser ingerido também por crianças menores de dois anos, pois pode causar diarreia, flatulência, dispepsia de fermentação e distúrbios colíticos.
Qual é a importância medicinal de melão?
– O melão regula os níveis elevados de colesterol e reidrata o corpo após o exercício físico.
– O consumo de melão ajuda a prevenir gota, artrite e alivia a azia. Sementes de melão ajudam a regular a função renal e, quando secas, são ricas em flavonoides, que são intimamente relacionados com a permeabilidade capilar, hemostasia e anti-oxidação.
– É um aliado da pele, pois suaviza e tonifica a mesma, ideal para utiliza-lo em máscaras.
– Seu alto nível de vitamina E, que é uma substância antioxidante, ajuda a prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares. Uma fruta muito refrescante, rica em água e fornece poucas calorias, ideal para os meses de verão, quando o calor é alto.