Alimentos Saudáveis

A falta de sono aumenta o desejo por alimentos altamente calóricos

Numerosos estudos têm relacionado o aumento da obesidade em países industrializados com um declínio constante nas horas de sono. Mas os mecanismos cerebrais envolvidos no processo ainda não foram suficientemente estudados.

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), mostrou que a falta de sono provoca mudanças no cérebro associadas com um maior desejo por alimentos altamente calóricos.

Matthew P. Walker, autor do estudo, explica que estudos anteriores mostraram que pessoas que dormem menos são mais propensas a terem excesso de peso e obesidade. “Nosso estudo tem como objetivo obter uma melhor compreensão dos possíveis mecanismos cerebrais que explicam essa relação”.

A equipe de Walker realizou um experimento envolvendo 23 indivíduos saudáveis ​​(13 mulheres) e examinou sua atividade cerebral depois de uma noite inteira de sono e depois de uma noite sem dormir.

Durante a medição da atividade cerebral, realizou um scanner de ressonância magnética, os participantes foram decidir o que queriam comer de um total de 80 itens oferecidos a eles.

O interessante foi que os participantes privados sono desejaram comer os alimentos mais calóricos. Walker indicou que esta menor atividade cerebral nas regiões que controlam boas decisões, se encaixa bem com as teorias de que a falta de sono promove ganho de peso e obesidade.

Portanto, o cientista acredita que “incentivar as pessoas a dormir um número adequado de horas pode ser uma boa maneira de facilitar o controle de peso na população, favorecendo os mecanismos cerebrais que regem a uma boa escolha de alimentos.”

+4
-3