Durante alguns anos, os alimentos fermentados naturalmente foram substituídos por leveduras industriais, métodos e processos como a pasteurização, processos que eliminam as bactérias benéficas que o nosso corpo deveria receber.
Os alimentos fermentados tem sido uma ótima comida desde os tempos imemoriais, a partir das civilizações, como as pessoas que viviam na Babilônia, passando pelos antigos egípcios e os pré-hispânicos do México no ano de 2000 aC.
Agora vamos ter a chance de conhecer um pouco mais sobre os alimentos fermentados, quais benefícios eles trazem para a saúde?
Melhora a digestão
De acordo com Joanne Slavin, professor do Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição da Universidade de Minnesota, comer alimentos fermentados significa que eles são semi digeridos, é assim que as pessoas que são intolerantes à lactose podem comer iogurte, muitas vezes através do processo fermentação.
Ajuda a regular as bactérias no intestino
Se você tem algum problema no intestino, isso pode ser causado pela falta de bactérias benéficas, e então é necessário consumir alguns alimentos fermentados. Alguns dos problemas que podem ser resolvidos ou driblados através do consumo de alimentos fermentados são:
A intolerância à lactose
A intolerância ao glúten
Prisão de ventre
Síndrome do Cólon Irritável
Infecções fúngicas
Alergias
São alimentos ricos em enzimas
Com a idade avançada, a produção de enzimas se reduz. Por esta razão, a digestão é afetada e podemos ter dificuldades para absorver os nutrientes dos alimentos. Mas os alimentos fermentados evitam este problema.
Ricos em nutrientes
Ácido fólico, piridoxina, vitamina B, riboflavina e biotina de produtos como kefir feito com leite e de outros produtos, estão presentes nos alimentos fermentados.
Ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos
A chave para fazer isso acontecer é ter uma boa digestão, e os alimentos fermentados são ótimos para ajudar a melhorar a digestão, facilitando a absorção dos nutrientes dos alimentos que consumimos.
Os alimentos fermentados duram mais tempo
Kefir, iogurte, chucrute, picles e alguns molhos estão perfeitamente preservados por um longo período de tempo, graças ao processo de fermentação.
Dicas para incorporar alimentos fermentados em sua dieta
– Se você puder, é melhor fazer o seu próprio pão de fermento
– Combine as suas refeições com chucrute, ketchup, creme de leite, kim chi e maionese, mas procure sempre os alimentos fermentados naturalmente.
Resumo
Você sabia que os alimentos fermentados eram benéficos para a saúde? Eu sinceramente não sabia. Então agora, vamos procurar incorporar alguns alimentos fermentados em nossa dieta, pois isso será muito bom para a nossa saúde. Mas lembre-se, os produtos naturais é que são os recomendados, todos os alimentos que passam por processos industriais acabam perdendo grande parte de suas qualidades.