Me lembro quando era adolescente e muitas mulheres na faixa dos 30 anos me diziam para desfrutar dessa rápida capacidade de perder os quilinhos a mais… Que quando chegasse a idade delas seria uma missão quase impossível. E agora compreendo isso e vejo que elas tinham razão.
Com o passar dos anos criamos a consciência e descobrimos que essas dietas loucas para emagrecer que fazemos não nos faz nada bem. Que para perder peso devemos ter uma vida saudável, caso contrário somente ficaremos no temeroso “efeito rebote” ou “efeito sanfona”, ganhando rapidamente os quilos que perdemos com essas dietas.
Além disso, não há perda de peso melhor do que a que se consegue de forma saudável. Essa perda de peso é a que nos faz sentir bem por dentro e por fora. Se quer se sentir desse jeito, prometa-me (mais do que a mim, a você mesmo) que não fará nenhuma dessas 6 coisas que lhe conto a seguir, pois elas causaram o efeito contrário que deseja.
Consumir alimentos processados diet
As barrinhas de cereais e outros alimentos processados mas etiquetados como diet são um grande NÃO para nossa alimentação.
Talvez já tenha a consumido alguma vez com o objetivo de perder peso, mas acredite, causará o efeito contrário. Além disso, a partir dessa idade nosso corpo fica sensível aos alimentos processados. O que pode acontecer? O corpo converte esses alimentos em gordura de maneira mais fácil.
Saltar refeições para consumir menos calorias
Antes pulava o café da manhã (grande erro!). Muitas outras pessoas evitam diferentes refeições para ingerir menos quantidade de alimentos e calorias. No entanto, isso só fará com que ganhe peso além de afetar seu metabolismo.
Comer tudo e tentar eliminar com exercícios
Quem nunca teve um fim de semana com muita, mas muita comida? Com certeza você já teve e depois de um fim de semana louco, correu pra academia se exercitar como nunca tinha feito antes.
O problema não está em fazer exercícios (pelo contrário!) O problema está em encontrar um treino que queime tudo o que você comeu. Talvez seja necessário moderar nas refeições e fazer exercício pelo puro prazer de ter uma vida saudável
Eliminar certos grupos de alimentos
As proteínas, os carboidratos, os produtos lácteos: talvez possam fazer mal em excesso. Mas não é nada recomendável eliminar de sua vida por completo um grupo de alimentos. Elimina-lo implica que seu corpo deixe de receber um nutriente essencial para se manter saudável.
Talvez se quiser perder peso, pode reduzir a quantidade de certos alimentos, mas nunca elimina-los por completo.
Levar uma dieta pobre em calorias
Necessitamos evitar esse tipo de dieta. As calorias são importantes para nosso corpo. Temos apenas que moderar mas não levar uma dieta pobre em calorias.
Se pesar constantemente
Tendo uma dieta saudável (isso não quer dizer dietas pobres em calorias) irá perder peso. Mas isso é fundamental que não se pese constantemente. Os resultados na balança não te darão muitas esperanças.
Mas se você segue uma vida saudável, se alimenta bem e faz exercícios, creio que conseguirá perder peso. Basta com que esses hábitos saudáveis se façam parte de sua rotina diária. O peso saudável está te esperando!
- Links que recomendamos:
- 5 nutrientes que deve consumir no café da manhã para perder peso
- 6 hábitos que são o caminho certo para perder peso
- Como perder peso e mantê-lo