Alimentos Saudáveis

5 mitos sobre a diabetes que deve deixar de acreditar

inclusive se não tem diabetes, é possível que possa imaginar o quão difícil que deve ser viver com uma doença que requer uma vigilância constante de sua saúde física. Dito isso, é considerada uma das doenças crônicas psicologicamente mais exigentes, e com frequência se associa a vários transtornos psiquiátricos.

Rondam muitos mitos em torno dessa doença e hoje te mostraremos quais são os comuns:

#1 – A diabete tipo 2 e tipo 1 são similares

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune que causa que o corpo ataque por erro as células produtoras de insulina, por isso o corpo deixa de produzir insulina.

A diabetes tipo 2 no entanto, se produz quando o corpo não utiliza de forma eficaz a insulina que produz, o que gera o que se conhece como resistência a insulina.

#2 – As pessoas com diabetes necessitam de insulina

Sim, necessitará administrar insulina se tem diabetes tipo 1, mas isso resulta relativamente raro para as pessoas com diabetes tipo 2. É possível controlar a de tipo 2 com medicamentos orais, ou através de uma combinação de exercícios regulares, uma dieta nutritiva (que ajude a evitar os picos de açúcar no sangue) e o controle do estresse.

#3 – Se tem diabetes não pode comer carboidratos

Sim, você pode comer carboidratos se tem diabetes, só tem que ter mais cuidado e controlar as porções.

O melhor é conseguir a ajuda de um nutricionista para determinar o tamanho das porções adequadas, e consumir carboidratos ricos em fibras, como lentilhas, feijões, abóbora e batatas que ajudam a manter o nível de açúcar no sangue relativamente estável.

Veja também: Melão amargo para combater o câncer e a diabetes

#4 – Comer muito açúcar causa diabetes

A realidade é que os açúcares não causam diabetes. Esta resposta é uma relação complicada entre os carboidratos e açúcares que incide a história de diabetes familiar, seu peso, e como seu corpo se ajusta interiormente.

#5 – Ter sobrepeso ou obesidade produz diabetes

Como já dizemos, a diabetes é causada por uma combinação de fatores genéticos, estilo de vida e fatores fisiólogicos. Até o momento, os pesquisadores não identificaram uma causa específica. E embora o peso seja um fator de risco, há pessoas com baixo peso com diabetes e pessoas com sobrepeso que nunca desenvolveram essa doença.

Agora que derrubamos esses grandes mitos sobre a diabetes, dê uma olhada em nossa matéria

+2
0