O sofrer de insônia pode ser a consequência de vários fatores; entre eles, há muitas pessoas que não dormem direito devido aos alimentos que consomem. Se bem que quem há quem já se acostumou com a falta de sono noturna, e não costumam dar a devida importância, o que é um problema uma vez que os efeitos secundários como o excesso de peso e outras consequências podem se repercutir no bem estar em geral.
Levar um regime de alimentos prejudiciais para propiciar o sono leva ao aumento de apetite. Assim afirmou estudos feitos pela Universidade de Chicago, que após realizar os experimentos em pessoas que não haviam dormido o suficiente notaram o aumento de forma anormal na quantidade de sangue da molécula 2 -a qual se associa com o efeito de recompensa causada pela comida-.
Cafeína e chocolate
Esses, assim como produtos que os contenham, são os alimentos que não te permitem dormir de forma normal, já que estimula os sentidos. Os especialistas disseram que ao beber café, deve fazer isso com pelo menos oito horas antes de dormir para que este não tenha influência, enquanto outros dizem que o intervalo deve ser de 12 horas.
Beber café antes de dormir não só te impedirá de conseguir, assim como que graças ao seu efeito diurético te fará ir com maior frequência ao banheiro para urinar, o que também te prejudicará na hora de querer dormir.
O chocolate contem fontes de estimulantes como o açúcar, a tiramina e feniletilamina.
Açúcares, edulcorantes e substâncias artificiais
A adição de xarope de milho de alta frutose ou outros açúcares simples ou industrializados, edulcorantes artificiais e outras substâncias adicionadas a alimentos como conservantes, corantes artificiais, sensaborizantes, potencializadores de textura e antioxidantes sintéticos, são todos responsáveis por atrapalhar seu sono. Essas substâncias são estimulantes, elevam o nível de glicose no sangue o que te faz ficar inquieta porque eles te trazem energia.
Uma substância sintética estimulante muito potente é chamada de glutamato mono sódico, que está presente em vários snacks, alimentos chineses e outros que geralmente são engarrafados. Revise a etiqueta dos produtos, já que nele pode estar o causante da sua insônia.
Alimentos proteicos e gordurosos
Ambos demoram para ser digeridos, com o qual é muito possível que você custe para conseguir dormir; Por outro lado, os alimentos ricos em proteínas liberam os aminoácidos no sangue, os quais estimulam seu organismo, acelerando-o em vez de fazer o contrário.
Alimentos picantes
Muitos deles provocam irritações intestinais, como por exemplo, refluxo gástrico; por outro lado, é conhecido que o consumo de alimentos picantes aceleram o metabolismo, o que não é aconselhável para induzir ao sono.
Como viu, esses podem ser os alimentos que estejam atrapalhando você a ter uma boa noite de sono. Basta evitá-los antes de ir dormir e isso te ajudará a dormir melhor.