A troca é uma prática que existe desde o Neolítico, ou seja, mais de 10.000 anos atrás e, basicamente, envolve a troca de mercadorias de valor semelhante (sem a mediação do dinheiro). Agora, qual é a razão por que digo isso?
Hoje te propomos a realizar uma espécie de “troca de alimentos”, para que você possa desfrutar de uma vida mais saudável. Sim, é uma “espécie” moderna, que se afasta da tradicional, não consiste em trocar bens de valor similar: os alimentos com os quais você agora irá se deleitar irão te trazer maior valor nutricional do que os que você costumava consumir.
Snacks gordurosos trocados por lanches saudáveis
Rosquinhas, biscoitos, batatas fritas… Estes são os lanches mais fáceis de se obter e que está acostumado. Mas a verdade é que, além de seu sabor, essas escolhas alimentares não têm nenhuma vantagem. Eles representam uma bomba de açúcar, sal e gorduras prejudiciais. Por conseguinte, promover a obesidade, a diabetes, a depressão, má digestão e fadiga, entre outras consequências.
A solução? Aqui estão as trocas saudáveis:
– Biscoitos de chocolate por aveia;
– Sorvete tradicional por iogurte com frutas frescas;
– Batata frita por nozes torradas;
– Chocolate ao leite e branco pelo chocolate preto e amargo;
– Doces por frutas.
Sal trocado por de ervas frescas e especiarias
Para funcionar no seu auge, o corpo precisa de uma quantidade muito limitada de sal (1 colher de chá por dia). Se você abusar desse condimento, pode expô-lo a uma série de problemas, entre os quais incluem hipertensão, doença cardíaca e problemas renais.
Você sabe então, o que é uma boa ideia para moderar a ingestão de sódio? Substitua-o por temperos como canela, gengibre, alho, cravo, salsa, cominho, coentro… Todas essas ervas e especiarias lhe permitirá acentuar o sabor de sua refeição sem colocar sua saúde em risco.
Grãos refinados trocado por grãos integrais
Os grãos refinados (como farinha, arroz branco e cereais tradicionais) são muito pobres em nutrientes. Ao contrário destes, os grãos integrais mantêm o seu potencial nutricional intactos; proporcionam fibras, selênio, potássio, magnésio e outros nutrientes que são essenciais para reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e vários cânceres. Sendo assim, recorra mais a aveia, quinoa, arroz e cevada!
Carne vermelha trocada pelo peixe
É verdade: carnes vermelhas são uma excelente fonte de proteína e ferro. Mas também possuem gorduras saturadas! E estas gorduras estão intimamente relacionadas com a obesidade, doença cardiovascular, diabetes do tipo 2, artrite, hipertensão e câncer. Portanto, é preferível que observe na outra direção; optar com mais frequência em opções como salmão, atum e sardinha. Estes possuem muitos ácidos graxos como o ômega-3, que são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol, melhorar a memória, melhorar o humor e prevenir doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.
Sendo assim, inicie na arte da troca! Esta prática vai abordar a qualidade de vida que você merece tanto.