Seja por decisão própria ou por recomendação médica, são muitas as pessoas que hoje em dia optam por seguir uma dieta livre de glúten, ou como podemos falar também, sem consumir trigo, aveia, centeio ou cevada.
Aderir a esse tipo de dieta não é tão simples, o glúten parece estar “escondido” em alimentos que você nem imagina. Mas isso não é tudo, existem muitos mitos em torno das dietas sem glúten do que pensa e a seguir te mostramos quais são eles.
“Sem glúten seu corpo não terá todos os nutrientes necessários”
O gluten é um tipo de proteína que se pode obter de outras fontes. Deixar de consumi-lo não é nocivo para a saúde: dito isso, se decidir deixar de consumi-lo e optar por uma dieta com menos alimentos processados, mais, frutas e fibras, com toda certeza não sentirá nenhuma falta assim como não afetará sua saúde.
“Deixar de consumir glúten te fará perder peso”
Bem… pode ser que sim, pode ser que não, dependerá do seu organismo e das porções que consome e os alimentos que escolherá. No geral os substitutos dos alimentos com glúten tem uma alta carga calórica, sendo assim você tem que ser muito mais cuidadosa.
“Deixar de consumir glúten implica deixar de consumir carboidratos…”
Nada mais distante da realidade. Os carboidratos estão presentes em muitos outros alimentos: batatas, batata doce, abóbora e diversos outros legumes… sendo assim deixar de consumir o trigo, a aveia e o centeio e a cevada não significa abandonar os carboidratos.
“…e dos grãos”
Deixar os alimentos que contém glúten tampouco significa deixar de lado completamente os grãos, pois você pode consumir quinoa, arroz, milho entre outros…
Se a sua decisão de deixar de consumir o glúten não está ligada a uma doença como a celíaca, e sim levar uma vida mais saudável, então você pode se dar um gostinho de vez em quando -a final de contas não é necessário dizer não a sua pizza favorita ou um pedaço de torta de vez em quando-.
Em definitiva, o segredo está em adotar uma dieta balanceada, levar uma vida ativa e desfrutar de cada dia.