Preparar saladas é muito mais do que cortar algumas folhas verdes e banha-las em temperos. Na verdade, é uma arte. E dominá-la é um dos atalhos mais eficazes para você manter um corpo magro e saudável. Então, você gostaria de saber como fazer corretamente? Aqui estão as quatro regras de ouro para fazer uma boa salada.
Coisas que você deve evitar
A palavra “salada” nem sempre é sinônimo de “baixas calorias” ou “comida saudável“. Por isso você deve garantir de evitar os seguintes ingredientes:
– Adereços cremosos e gordurosos (a regra é: se você não sabe o que ele contém, não o use);
– Vegetais fritos,
– Legumes refogados,
– massas e batatas.
O que você deve incorporar
Se sua intenção é preparar uma salada nutritiva é vital que você adicione:
– Abacate, vinagre, azeite ou suco de limão;
– Sementes e nozes (com moderação);
– Vegetais crus, fervidos ou assados e frutos secos
Os vegetais verdes mais recomendados
Uma variedade de vegetais verdes: alface, rúcula, espinafre, repolho… E todos eles são ricos em vitaminas A, C e K, bem como folato e fibras. Sendo assim, explore novas combinações! Dessa forma, você vai ter todos os nutrientes que você precisa de uma forma original e divertida.
Componentes ESSENCIAIS
Muitos se esquecem deles e, portanto, falham em suas intenções de consumir saladas com mais frequência. Proteínas!, Eles desempenham um papel chave para saciar o apetite por mais tempo e evitar que o seu estômago fique reclamando a cada meia hora depois de comer. As fontes mais saudáveis deste nutriente são:
– Frango ou peixe,
– Tofu,
– Feijões,
– Ovos
– Queijos (se eles forem de baixa gordura, melhor!)
– Abacate e azeitonas.
Considerações Finais
A impressionante riqueza do mundo vegetal pode nos deixar paralisados. Portanto, para evitar que isso aconteça com você, nós nos despedimos com algumas alternativas de salada para você experimentar:
Salada de Verão: mistura de espinafre, couve, pepino, tomate, cebola verde, camarão gratinado, e temperada com suco de limão.
Salada mediterrânea: alface, tomate, grão de bico, pepinos, alcachofras, cebola roxa, queijo feta, azeite e vinagre.
Salada mexicana: alface, milho, pepino, cebola vermelha, feijão preto e abacate.
Salada asiática: folhas verdes, sementes de gergelim, repolho roxo, cenoura, salmão cozido e vinagre de arroz.
Veja também: Benefícios do vinagre na salada
Escolha a salada que mais te desperte desejos e misture os ingredientes nas proporções que melhor se adequar ao seu gosto. Uma sinfonia de sabores espera por você!