De acordo com um estudo publicado na revista Nutrition & Diabetes, poderíamos ensinar nosso cérebro a ter apetite para alimentos saudáveis. Apesar de mais pesquisas ainda são necessárias nessa direção, como os autores do estudo enfatizam, é interessante ter um outro recurso para combater a obesidade.
A chave é os sistemas de recompensa e prazer do cérebro para comer, eles sentem a mesma satisfação que temos de comer alimentos açucarados ou gordurosos para o sabor, mas com alimentos considerados mais saudáveis.
E associar alimentos saudáveis que comemos alimentos com o que você gosta.
Em pessoas obesas, sistemas de recompensa e prazer são geralmente muito forte com alimentos calóricos, como alimentos ricos em gordura e açúcar elevado. Assim em pessoas obesas que desejam comer sentem ser maiores, um círculo vicioso de obesidade e apetite.
Embora apenas uma amostra de 13 pessoas no estudo, parece haver evidências que sugerem que poderíamos treinar nosso cérebro para sentir prazer e comer menos calorias e entendido como alimentos saudáveis. Como, diminui o prazer e desejo por alimentos mais açucarados e gordurosos.
Este estudo faz-me lembrar, em parte, quando falamos de ambiente obesogênico e a influência que temos ao nosso redor e a educação que recebemos, o que nós comemos. Se nós fomos cercados por pessoas que comem alimentos saudáveis, acabamos por comer alimentos saudáveis? Provavelmente, sim.
Se convencer nosso cérebro que alimentos saudáveis são o que nós da prazer ao comer, seria um passo importante para combater a obesidade. Desde então, o nosso cérebro tem um papel muito importante para combater e prevenir o papel da obesidade.