O clássico tupperware de plástico, em que levamos alimentos ou guardamos na geladeira em casa, tem tido dúvidas sobre se eles eram bons conservantes de alimentos. O problema sempre vai estar lá e que a solução é usá-los corretamente para garantir a segurança dos alimentos: São bons os recipientes de plástico?
Possivelmente, esta questão teríamos que perguntar para um verdadeiro especialista no campo, embora eu adianto que não há um consenso absoluto sobre a segurança alimentar está em causa, uma vez que a alternativa, vidro, também tem todo o apoio necessário.
Portanto, dada a necessidade de preservar os alimentos, sentimos a necessidade da utilização de vasilhames de vidro e plástico. Este último usa uma série de aditivos e produtos químicos que entram em contato com alimentos e são liberados e, por ingestão, pode causar problemas no organismo das pessoas.
Dado os problemas potenciais que o plástico pode causar uma das principais medidas a tomar não é reutilizar recipientes de plástico, uma vez que tem sido demonstrado que o uso repetido deles favorece a decomposição e, em última análise, componentes de libertação afeta principalmente a nossa saúde. Assim, as consequências através de uma série de doenças que estão relacionadas com androgênios, estrogênios e hormonas da tiroide.
Ou seja, não que os recipientes de plástico sejam ruins, mas você precisa saber usá-los. Por exemplo, em caso de sobreaquecimento no microondas, a liberação dos componentes é favorecido, ou se usado com muita freqüência, também incentiva que eles emitem substâncias nocivas e aderem ao alimento. Estes dois aspectos são fundamentais para armazenar alimentos em recipientes de plástico, que não são tão ruins, mas você tem que saber como usar.