A brancura dos dentes depende, na maioria dos casos, nos hábitos de consumo. O cigarro é o principal culpado de manchas de nicótica alcatrão e favorecendo o desenvolvimento da cárie, pois ele tende a diminuir o fluxo salivar. Da mesma forma, substâncias como cola, café, vinho tinto ou chá afetam a cor dos dentes, causando manchas.
Alimentos que ajudam a manter os dentes brancos
Existem alimentos capazes de clarear os dentes. Entre outros, sugere que comer uma maçã, uma cenoura ou picadas de aipo é bom para polimento e limpeza dos dentes e gengivas, é certo que não há nenhuma evidência de que estes alimentos estimulam a produção de saliva mais do que outros. Morangos são ditas para conter uma enzima encontrada na maioria dos cremes dentais: ácido málico, mas este mito é falso. Não é certo que o ácido málico é usado como branqueador. Por outro lado, o morango pode produzir mais coloração de clareamento dos dentes. Os cítricos contem quantidades significativas de vitamina C, o que contribui para aumentar a produção de saliva e promove o branqueamento dos dentes naturais e de limpeza em geral. A vitamina C é um antioxidante, eliminando os radicais livres e de um modo que serve como anti-bacteriana. Assim, o seu papel é bastante para ajudar a saúde gengival. Práticas comuns não são recomendados como esfregar os dentes com suco de limão e grapefruit. Portanto, a chave é ter um completo e variado, evitar lanches, comer uma fruta ou um legume a picadas e, ocasionalmente, evitar hábitos nocivos, como o cigarro, muito café. Isso ajudará a manter os dentes saudáveis e com boa aparência .
Hábitos alimentares que afetam a saúde e estética dental
Dos três principais tipos de doenças bucais (cárie, a erosão e desgaste dos dentes e doença periodontal), a cárie dentária é a mais comum. Os principais fatores para a prevenção podem incluir: higiene bucal, uso do flúor e do consumo moderado de alimentos cariogênicos, ou seja, açúcares e carboidratos de todos os tipos. Mas o que mais você deve considerar? Qualquer alimento que contém carboidratos contribui para a mesma extensão para se decomporem. Mesmo pão, em alguns casos, pode ser mais prejudicial do que alguns doces. Comer ou beber com freqüência também é prejudicial, pois não ter tempo para polir os dentes para remineralizar completamente. O leite contém cálcio, fosfato e caseína, enquanto que o açúcar do leite, lactose, é menos cariogênicos de outros açúcares. O café e o chá mancham menos os dentes quando tomado com leite. Mascar chiclete sem açúcar também ajuda a neutralizar os efeitos dos ácidos. É recomendável evitar alimentos gordurosos e bebidas durante o dia, limitar a sua ingestão de refeições e escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor.