“Você tem que comer peixe!”. Quantas vezes já ouvimos este termo? Este alimento é uma das melhores fontes de proteínas e gorduras essenciais. Mas quanto de peixe é bom comer?
Quantidade ideal
De acordo com a Food Standards Agency (Agência de Normas Alimentares do Reino Unido), o ideal é comer duas porções de peixe por semana. É recomendado comer um peixe “proteico”, como o abadejo ou bacalhau, e peixes com alto teor de ácidos graxos essenciais como sardinha e salmão. Está provado que incorporar este simples hábito reduz em um terço o risco de desenvolver doenças cardíacas. Por outro lado, acredita-se que comer peixe também estaria associado à diminuição do risco de depressão, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral e outras doenças crônicas.
Recomendações
Todas as variedades de peixe possuem, embora em proporções diferentes, o mercúrio. Esta é uma substância que, quando consumida em excesso, pode provocar efeitos nocivos sobre os bebês. Por esta razão, recomenda-se a mulheres grávidas evitar o consumo de peixe com quantidades elevadas de mercúrio, como o tubarão, peixe espada e cavala.
Então, se você gosta de comer peixe, agora tem mais algumas razões para continuar fazendo isso. Se, pelo contrário, você odeia, não precisa se preocupar. Comendo frutos secos e azeites vegetais também é possível obter quantidades suficientes de gorduras saudáveis para prevenir estas doenças.