A framboesa é uma fruta nativa da Grécia, que foi cultivada em diferentes partes da Europa, Ásia e América do Norte, mas hoje ela pode ser encontrada em quase todo o mundo.
Ele pertence à família das rosáceas e necessita de zonas temperadas, com verões frescos para seu cultivo. Possui um ótimo sabor o qual é o favorito de muitas pessoas, contêm grandes quantidades de vitamina C e sais minerais como potássio, magnésio e cálcio, além de flavonoides, ácido elágico e ácido cítrico.
É uma fruta ideal para o consumo das grávidas, porque contém uma grande quantidade de vitamina B9 ou ácido fólico, que é muito útil para a formação de proteínas e de diversos processos celulares.
Ela possui altas propriedades para a prevenção do câncer, já que cumpre funções antioxidantes por seu conteúdo de vitamina A, E e C, o que evita que muitas doenças degenerativas, devido ao ácido elágico que contém, é capaz de neutralizar as mutações que podem ocorrer no DNA, e que são responsáveis por estas patologias.
Por outro lado, entre as suas propriedades terapêuticas se destaca por ser uma excelente adstringente e por combater o colesterol alto, é bom para melhorar a visão e pele, e graças ao potássio e magnésio atua no organismo como um diurético, o que permite o equilíbrio de água e ajuda para neutralizar os efeitos do excesso de sódio.