As castanha de caju vêm de uma árvore chamada cajueiro, seus frutos pertencem ao grupo das frutas secas, assim como amêndoas, nozes, amendoins, avelãs e muitas outras, mas as castanhas se diferem pelo seu alto teor de umidade.
Estes fruto de forma arredondada e um sabor entre doce e salgado, pode ser consumido de várias maneiras, seja sozinho, acompanha, picado, como aperitivo, tostado ou cru, e também em várias preparações como bolos, sorvetes e sobremesas em geral.
Os benefícios da castanha de caju
As castanhas de caju são um ótimo alimento para regular a pressão arterial, ajudar a reduzir o colesterol e fortalecer o sistema imunológico, pois são ricas em antioxidantes e vitaminas.
Elas fornecem em 100 gramas cerca de 560 calorias e são ricos em hidratos de carbono de absorção lenta, proteínas vegetais, especialmente gorduras monoinsaturadas, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, potássio, magnésio e cobre.
Além disso, as castanhas de caju são uma excelente fonte de fitoquímicos, já que as mesmas contém fenóis e flavonóides, ideais para a implementar na alimentação de um adulto, pois cuidam da saúde das artérias do coração e ajudam a melhorar os sintomas menopausa.