Benefícios da dieta arroz integral para a hipercolesterolemia
Os alimentos podem ser nossos aliados quando são complementados um tratamento para melhorar a saúde, por exemplo, para reduzir o colesterol. Dentro destes alimentos podemos encontrar o arroz integral, que tem propriedades para diminuir os níveis de colesterol no sangue e, assim, proporciona benefícios importantes a serem incluídos em uma dieta para a hipercolesterolemia.
O arroz integral quando complementado a um tratamento para melhorar a saúde, pode baixar o colesterol. Para entender por que o arroz integral tem benefícios suficientes para ser incorporado em uma dieta contra a hipercolesterolemia, é necessário conhecer não só seus bens, mas também as características que o distinguem de arroz branco.
Características do arroz integral
O arroz integral é submetido a um processo de limpeza para remover a casca. A sua cor é castanho claro, a cor é devido ao seu conteúdo de farelo de trigo, nesta camada é onde a maioria das vitaminas, minerais e fibras são encontradas.
A composição química do arroz
– Calorias: 351
– Fibra: 0,9 gr
– Carboidratos: 77 gr
– Gordura: 1,9 gr
– De sódio: 8 mg
– Potássio: 99 mg
– Ferro: 1,6 mg
– Complexo de vitamina B: 0,3 a 0,14 mg
– Vitamina E: 0,21 mg
Propriedades de arroz integral para reduzir o colesterol
O arroz integral é rico em fibras, o que serve para captar e arrastar o excesso de colesterol encontrado no intestino, pois a gordura é consumida.
Desta forma o elimina, impedindo de ser absorvido e passar para a corrente sanguínea para ser metabolizado no fígado, assim a formação de colesterol LDL é reduzida.
Ele contém vitamina E, que não tem no arroz branco; Esta vitamina atua como um antioxidante, evitando a oxidação e a acumulação de gordura nas paredes das artérias, formando placas.
É um alimento de baixo teor de gordura, sendo de origem vegetal, não tem gorduras saturadas ou trans.
Em adição a estes benefícios, o arroz integral regula glicose no sangue por conter principalmente, carboidratos de absorção do depósito, uma vez que ajuda a regular a quantidade de glicose no sangue.
É importante notar que se os grãos fornecem energia a partir do seu conteúdo de calorias, no caso de arroz em geral e o integral em particular através do aumento de 3 vezes o volume durante o cozimento, assim necessitando de menos quantidade de arroz cru, porque 100 gramas de arroz integral cozido equivale a 30 gramas de arroz integral cru, que é de apenas 106 calorias, aproximadamente as mesmas calorias de uma maça grande.
Incorporando alimentos integrais como arroz, na sua dieta para a hipercolesterolemia, irá lhe proporcionar muitos benefícios importantes.