Muitas pessoas pensam que pular uma ou mais refeições pode ser uma receita para a perder peso de maneira bem sucedida. E sim, muitas vezes, depois de um tempo sem comer, percebe que os números da balança estão caindo. Mas essa é uma sensação quase fantasiosa e nós dizemos-lhe o porquê.
Mesmo se você é jovem e saudável, pular refeições por um período de tempo prolongado pode levar à fraqueza e fragilidade. Há também uma abundância de pesquisas mostrando que pular refeições acelera a perda de músculo. Perdendo músculo, a queima de gordura ficará cada vez mais lenta.
Lembre-se, estamos conscientes de que para perder peso temos que comer menos, mas isso não significa eliminar todos os alimentos de sua dieta, ou um grupo de alimentos, ou uma refeição completa. Se você cortar suas calorias demais, seu corpo começa a buscar energia onde ela pode, porque necessita de energia para continuar funcionando. Como o seu corpo queima a gordura como fonte de energia primária, quando não há alimento, ele também usa o seu precioso músculo, que é, basicamente, o que realmente te ajuda a queimar mais gordura.
Além disso, o corpo usa as calorias que você está dando e guarda o que não pode metabolizar como energia para outros momentos, e esta é em forma de gordura. Por isso, é importante que a dieta seja equilibrada, que tenha muitos nutrientes e não seja uma dieta onde você pule refeições só para “perder peso”.